Semace em parceria com Ibama e Instituto Pró-Silvestre realizam soltura de animal silvestre ameaçado de extinção

Semace em parceria com Ibama e Instituto Pró-Silvestre realizam soltura de animal silvestre ameaçado de extinção

Na última sexta-feira, 30, a equipe de fiscais da Superintendêcia Estadual do Meio Ambiente (Semace) em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Pró-Silvestre (IPS), realizaram a soltura de animais silvestres, inclusive um gato-do-mato-pequeno.

O animal passou por um período de readaptação, antes de ser solto. A espécie gato-do-mato-pequeno (Leopardus Emiliae), está ameaçada de extinção devido a caça esportiva, ao mercado de contrabando de animais silvestres e à destruição do habitat natural onde vivem. Devido o desmatamento muitos desses animais acabam indo para pequenas cidades ou sítios, onde são muitas vezes eliminados por atacarem galinheiros.

Indivíduo bem característico dos felídeos tropicais, o gato-do-mato-pequeno é um dos menores felinos da América do Sul, medindo entre 40 e 60 centímetros, mais o comprimento da cauda, pesa em torno de 1,5 a 3kg e tem uma pele bastante grossa, com uma pelagem macia. As rosetas espalhadas pelo corpo costumam ser de coloração que variam do preto ao marrom. Além disso, elas podem ser abertas ou ter, no centro, um formato irregular. Os gatos também têm manchas na região de membros, só que, quanto mais próximas das extremidades do membro, menores ficam. O Leopardus tigrinus é encontrado no Brasil apenas no Nordeste e norte de Minas. Para o veterinário Bruno Pessoa, Cofundador do IPS, é necessário inserir mais espécimes do animal nas áreas de preservação, “É preciso fazer a reinserção dessa espécie, assim como também a garantia do seu habitat, para que essa espécie possa desempenhar o seu papel ecológico na natureza”.

Além do gato-do-mato-pequeno houve a soltura de um Teiú (Salvator merianae), lagarto de tamanho relativamente grande, sendo o maior lagarto brasileiro, tem um corpo que pode atingir 50 centímetros, mas se considerarmos o rabo, ele pode chegar a até 2 metros no total. Com cores que mesclam tons de preto, amarelo e branco, e suas laterais são preenchidas com bolinhas claras. A equipe que participou da soltura contou com fiscais da Semace e Ibama, tratador de animais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), a diretora do IPS, Karine Montenegro, e Bruno Pessoa, veterinário do IPS que acompanhou todo o processo desde o acolhimento até a soltura dos animais.

“Para a gente é muito importante esse tipo de parceria com a Semace e Ibama, a gente atua junto aos órgãos ambientais parceiros, porque a gente está levando a risca o nosso lema que é reproduzir, retornar espécies e reconstruir ecossistemas.” Como foi dito pela ONU em 2021, “vamos reconstruir ecossistemas” e estamos levando isso a risca com o apoio de todos” afirmou Karine.

Para mais informações entrar em contato com a Semace através do site: semace.ce.gov.br, do aplicativo Semace Mobile ou também nos números de contato:

Central de Atendimento
(85) 3101.5562
(85) 3101.5580
(85) 3254.3083

Disque Natureza
0800 275 22 33

Fonte: Semace

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.