Suposto morador ameaça cães com “dardo fatal” e assusta tutores do Monte Líbano, em Campo Grande, MS

Suposto morador ameaça cães com “dardo fatal” e assusta tutores do Monte Líbano, em Campo Grande, MS
Íntegra do bilhete entregue em casas do Monte Líbano. (Foto: Direto das Ruas)

Moradores do bairro Monte Líbano se assustaram esta tarde com bilhete ameaçador recebido em algumas casas, que bota em risco a vida dos animais de estimação. O “comunicado” cita que o “aviso” de que os cães latem demais têm sido “pedradas”, mas que caso a situação continue, será usado um “dardo fatal”.

Maus-tratos a animais é crime no Brasil, com base na Lei Federal 14.064, que aumenta as penas de maus-tratos contra cães e gatos. O texto altera a Lei de Crimes Ambientais, de 1998, e estabelece que ferir ou mutilar cães e gatos passa a ter pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda.

O bilhete assinado pelo “guardião da ordem” começa pedindo que os moradores do bairro cuidem melhor dos seus cachorros que “latem o dia inteiro, noite, perturbando quarteirões inteiros”. Reclama ainda que os animais sujam as ruas e calçadas com xixi e cocô.

O autor ainda chama os animais de “praga” e ameaça ainda mais gravemente, dizendo que irá matar “um por um” dos cães caso os tutores não tomem providências quanto ao controle de seus animais e se refere inclusive a moradores novos do bairro que não estariam respeitando os antigos moradores, nem seus costumes, tradições e sossego.

Para encerrar, o papel colocado nas caixinhas dos Correios de algumas casas afirma que o autor usou o drone para mapear o bairro e sabe exatamente quantos cachorros há nas casas.

Um dos que recebeu a carta, Jean Ferreira, 32 anos, motorista, está assustado e afirmou que junto com seu vizinho, que também recebeu o bilhete, vai procurar a polícia para registrar a ocorrência. “Não temos ideia de quem possa ter colocado, vamos olhar as câmeras de segurança, mas demora”, disse.

Ele tem dois rottweiler e um shih-tzu. O vizinho tem um fila brasileiro e um pit bull. “Falamos com outros vizinhos aqui para ver se alguém recebeu e vimos outro bilhete caído na rua. Outros disseram que já viram esse drone, mas ninguém sabe de nada ao certo”, comentou preocupado.

Os bilhetes foram entregues em casas que ficam em casas localizadas entre a Rua do Matoso e a Severino Ramos de Queiroz. Os moradores por lá são antigos. Jean mesmo está lá há 20 anos. “Também não sabemos quem podem ser esses moradores novos que o bilhete cita”, finaliza.

Por Lucia Morel

Fonte: Campo Grande News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.