Três cavalos desnutridos e um morto são encontrados pela Polícia Civil de Araxá, MG

Três cavalos desnutridos e um morto são encontrados pela Polícia Civil de Araxá, MG

A 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Araxá está à procurada do responsável pela situação de maus-tratos de 4 cavalos e uma égua encontrados bem debilitados após denúncia anônima na quinta-feira, 29.

A PC de imediato iniciou diligências preliminares de investigação com o deslocamento dos policiais até uma área na rua Francisco Penello, bairro Jardim Bela Vista. Os policiais constataram a denúncia ao encontrarem no local os animais em situação de extrema precariedade que estavam soltos, porém sem qualquer tipo de alimentação adequada (ração ou pastagem) com ínfima quantidade de água em cocheiras e sem qualquer tipo de abrigo, apresentando grande quantidade de carrapatos espalhados pelo corpo em avançado estado de desnutrição.

Então, a equipe de policiais civis empreendeu diligências no intuito de localizar e prender o proprietário dos equinos. A PC constatou que a área onde estavam os animais é de preservação permanente e pertence ao município. Em tese, o proprietário dos equinos teria invadido a área sem a anuência e o conhecimento dos órgãos de fiscalização.

A PC cientificou os órgãos do município sobre a situação de maus-tratos que estava ocorrendo e organizou uma grande operação envolvendo também as secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e Serviços Urbanos, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (IPDSA) e a Vigilância em Saúde. Três animais foram resgatados e ficaram sob os cuidados e responsabilidade de uma pessoa indicada pelos órgãos da prefeitura e um morreu momentos antes do resgate.

Fonte: CLARIM

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.