Uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas

Uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas

O uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas pode causar riscos tanto a saúde quanto ao bem-estar do animal. Esses medicamentos são encontrados na forma de comprimidos ou injeções, sendo este último o mais utilizado.

O que muitos tutores desconhecem é que os anticoncepcionais apresentam variados efeitos colaterais, principalmente quando usados por longos períodos.

Os riscos causados pelo uso desses medicamentos são muitos, e dentre eles estão o aparecimento de doenças como as infecções uterinas, o câncer de mama, diabetes e hiperadrenocorticismo. Também pode ser observada falha, descoloração ou ausência de pelo no local da aplicação.

Dentro deste contexto, a única vantagem encontrada nesse método é o baixo custo em curto prazo, pois em longo prazo o custo-benefício dos anticoncepcionais não é compensatório e, atualmente, a cirurgia de castração é muito mais acessível e largamente indicada, sendo um método extremamente recomendado, principalmente quando não há interesse reprodutivo na fêmea.

Fonte: Gazeta de Caçapava


Nota do Olhar Animal: A esterilização cirúrgica ainda é o método mais seguro e eficaz. Veja porque castrar CLICANDO AQUI.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *