Vereador de Pouso Alegre (MS) propõe substituir carroças de tração animal por triciclo elétrico

Vereador de Pouso Alegre (MS) propõe substituir carroças de tração animal por triciclo elétrico
Imagem: montagem/ilustração

Depois de iniciar uma coleta de assinaturas para propor um projeto de iniciativa popular que proibiria veículos de tração animal em Pouso Alegre (MG), o vereador Hélio Carlos (MDB) surgiu com uma ideia alternativa.

Ele propõe, agora, substituir carroças de tração animal por triciclos elétricos adaptados, que seriam doados aos proprietários dos veículos puxados por animais.

O triciclo já é utilizado em algumas cidades do país e ficou conhecido como ‘Cavalo de Lata’. Em Pouso Alegre, o projeto foi nomeado de ‘Carroça do Bem’ pelo político. “O cavalo de lata é um triciclo que vai aposentar os cavalos que estão sofrendo nas ruas”, defende o vereador que é defensor da causa animal.

Segundo ele, o deputado estadual Noraldino Junior (PSC) se disponibilizou a viabilizar o número necessário de triciclos necessários por meio de emendas parlamentares.

“Qualquer cidadão que utilize os animais ainda para o transporte de reciclável, ou qualquer transporte de carga [que utilize tração animal], ele terá a oportunidade de ter um triciclo motorizado, um triciclo elétrico, ambientalmente correto, para que possa estar exercendo a sua função sem nenhum dano ao seus sustento, à manutenção de sua família”, afirma o vereador.

Vereador negocia implantação do projeto com a Prefeitura

Vereador e se reúne com representantes da Prefeitura | Foto: Ascom/CMPA
Vereador e se reúne com representantes da Prefeitura | Foto: Ascom/CMPA

O vereador afirma conseguir suprir toda a demanda que houver pelos triciclos elétricos a partir da parceria com o deputado Noraldino Junior, mas para viabilizar o projeto, ele precisa firmar uma parceria com a Prefeitura, único órgão com poder legal para executar a iniciativa.

Nesta quinta-feira, 10, o político se reuniu com o gerente do Departamento de Projetos Sociais da Prefeitura, Ederson Carlos Deveque, que avalia a possibilidade de apresentar um projeto de lei na Câmara para tirar a proposta do papel.

“Inicialmente, escutamos os argumentos do vereador (…) e vamos verificar a possibilidade de apresentar ele [o projeto de lei] para o Poder Legislativo”, concluiu.

Fonte: Rede Moinho 24 Pouso Alegre

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.