Vergonhoso! Após 10 anos, Campinas (SP) volta a discutir rodeio e vereador garante projeto de lei

Vergonhoso! Após 10 anos, Campinas (SP) volta a discutir rodeio e vereador garante projeto de lei
Câmara volta a debater retorno de rodeio em Campinas

Após mais de dez anos deixando o assunto de rodeio em Campinas de lado, um grupo de vereadores voltou a tratar do tema. O presidente da CEE (Comissão Especial de Estudos) que discute a questão, Arnaldo Salvetti (MDB), garantiu que assim que as reuniões forem encerradas, um PL (Projeto de Lei) propondo a volta da prática na cidade será protocolado na Casa de Leis.

Também integram a comissão os parlamentares Luiz Cirilo (PSDB), indicado pela Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Animais, e – definidos por sorteio – Débora Palermo (Podemos), Marcelo da Farmácia (Avante) e Otto Alejandro (PL).

Os rodeios são proibidos em Campinas desde 2003, quando a então prefeita Izalene Tiene (PT) sancionou a lei de autoria do vereador Paulo Búfalo (Psol). Em 2013, o então vereador Gilberto Vermelho (PSDB) apresentou um projeto querendo o retorno dos eventos na cidade, mas a pressão popular fez a proposta ser arquivada.

“Eu vou encerrar a Comissão e quero entrar com um projeto de lei para voltar a ter rodeio em Campinas. Eu conto com o apoio de 12 vereadores e preciso de 16 para ser a maioria. Acho que depois das reuniões, muitos vão mudar de ideia”, explicou Salvetti.

O parlamentar afirmou ter feito pesquisas que mostram que a população de Campinas quer o retorno da prática e também alertou que os vereadores que forem contra podem sofrer durante o período eleitoral com a rejeição dos moradores da metrópole.

“A pesquisa que eu fiz nas regiões da cidade de Campinas chega a 90% de pessoas querendo o rodeio. Nós temos uma situação de eleição no ano que vem, e quem for contra o rodeio, tem 90% que é a favor”, alertou.

Salvetti lembra que a legislação atual barra qualquer atividade com animais na cidade e nem provas de hipismo, ou outras típicas de rodeio, como a prova do tambor, sela americana, laço do bezerro, “apartação” (team penning), entre outros. Ele explica que pela legislação atual, nem mesmo é permitido aos proprietários de equinos e muares passear com seus animais.”

“É a cidade de Campinas, o turismo, o trabalho, é a economia da cidade. Não podemos aceitar que tenha em Jaguariúna, em Americana, em toda região e Campinas, com mais de um milhão de habitantes, não tenha”, finalizou.

Contra

O presidente da Associação Amigos dos Animais de Campinas e diretor estadual da Anama (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente), Flávio Lamas, analisou que a discussão sobre rodeios em Campinas não faz o menor sentido e que a cidade vai andar para trás caso a proposta realmente seja aprovada.

“A questão da discussão de uma possível volta de rodeio em Campinas não tem o menor sentido. É uma tradição em Campinas não ter uso de animais em exposição e para divertimento humano. Campinas é mais avançada nesse sentido. Para você ter uma ideia, no estado todo do Rio de Janeiro é proibido. O mesmo vale para a cidade de São Paulo e Curitiba”, disse.

Para Lamas, Salvetti está usando a carta do período eleitoral para tentar emplacar seu nome na cidade. “O Salvetti resolveu assumir a bandeira do PL e ele precisão de uma certa exposição porque ano que vem tem eleição”, analisou.

De acordo com Lamas, a cidade não possui nem um local próprio para isso e que a prática se trata de maus-tratos aos animais. “Campinas não tem área para rodeio e ele quer usar o Parque Ecológico. Ele quer uma arena em local que é proteção e preservação ambiental. O rodeio em si é maus-tratos aos animais. Eles comem bem e são bem tratados? Isso não justifica o que é feito com esses animais. Esses animais são usados até não ter mais utilidade, porque os organizadores destes eventos não se preocupam com isso”, finalizou.

A discussão segue na Câmara e a CEE que analisa a realização de feiras agropecuárias, provas equestres, exposições, leilões e rodeio em Campinas ainda irá fazer outras reuniões.

Por Thiago Rovêdo

Fonte: Sampi Campinas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.