Veterinária denuncia tutor por maus-tratos após abandono de cachorro em clínica de Loanda, PR

Veterinária denuncia tutor por maus-tratos após abandono de cachorro em clínica de Loanda, PR
Cachorrinha foi nomeada como Isadora pela equipe da clínica. Foto: Clínica Veterinária Pelos Animais

A médica veterinária dra. Kelly Regaçoni, da clínica Pelos Animais, precisou acionar a Polícia Civil após um homem, que procurou atendimento para a própria cachorra, abandonar o animal após o atendimento.

A denúncia pelo crime de maus-tratos foi registrada na última sexta-feira (30), mas a cachorrinha está na clínica há mais de 15 dias. Conforme o boletim policial, o tutor teria procurado o local no dia 17 de novembro.

“Ele foi até a clínica veterinária chorando e com a cachorra bem debilitada nos braços”, descreve. Kelly conta que a diagnosticou com parvovirose e doença do carrapato, por isso, seria necessário o internamento. Atualmente o animal está bem e saudável.

Dias depois do atendimento o tutor não retornou, não atendeu as ligações e não foi encontrado no endereço informado à clínica. “Ele realmente mora no local, mas nunca o encontramos, fomos lá mais de dez vezes”, afirma Kelly.
“Deixei para que o pagamento fosse feito no dia seguinte porque o animal morreria se não o socorresse naquele momento. Já aconteceram casos parecidos, mas agora não vamos deixar passar! Esse cidadão vai pagar. Animal não é descartável”, relata.

Caso o crime seja comprovado, o homem deverá responder perante a justiça. Abandonar animais é crime no Brasil desde 1998. Em 2020, uma nova lei aprovou o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

Fonte: Portal da Cidade

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.