Veterinários suspeitam de vazamento após animais aparecem cobertos de óleo em Rio Grande, RS

Veterinários suspeitam de vazamento após animais aparecem cobertos de óleo em Rio Grande, RS
Rodolfo Silva, veterinário responsável pela recuperação das aves (Fotos: Reprodução/ RBS TV)

Pesquisadores suspeitam de um vazamento de petróleo em alto-mar após duas aves marinhas aparecerem cobertas de óleo na última semana. Os animais foram encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) da Universidade Federal de Rio Grande (Furg) em Rio Grande.

Uma das aves – um pinguim – acabou morrendo. A outra ave, uma Pardela, segue em recuperação. Ela foi levada para o centro de recuperação bastante debilitada, com 25% do corpo coberto de petróleo.

A situação preocupa pesquisadores, uma vez que a situação das aves pode ser o indício de algum vazamento. “Às vezes a gente acha que um pinguim ou uma pardela só com óleo não é um problema, mas é um problema sim e a gente acredita que isso é de alguma mancha, não sei se muito perto, mas alguma coisa existe no mar. Então se um animal chega aqui é porque outros muitos devem estar morrendo em alto mar”, observa o médico veterinário Rodolfo Silva.

O pesquisador explica que esses animais vivem próximos de áreas de pesca e rondam os barcos.

“São animais que, quando em contato com o óleo, eles tendem a não entrar na água pelo frio, e buscam abrigo. E essa saída de busca de abrigo faz com que eles não estejam no ambiente onde fazem a alimentação e isso faz com que o animal vá se desidratando e desnutrindo até perder as forças e morrer e isso em alto mar mesmo”, observa Rodolfo.

Durante a recuperação, o óleo que se acumulou nas penas só é retirado após a ave estar bem recuperada.

Mancha de óleo nas penas da ave resgatada

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *