VÍDEO: Polícia Civil descobre zoológico ilegal com 45 animais silvestres em Itajaí

VÍDEO: Polícia Civil descobre zoológico ilegal com 45 animais silvestres em Itajaí
Polícia Civil e Guarda Municipal Ambiental de Itajaí descobriram mais um zoológico ilegal de animais silvestres. – Foto: Divulgação/Polícia Civil de Santa Catarina

Uma operação da Polícia Civil em apoio com a GAMF (Guarda Municipal Ambiental) de Itajaí revelou um zoológico ilegal no bairro Santa Regina. A ação conduzida no dia 20 de outubro, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, encontrou 45 animais silvestres em posse irregular, entre eles, uma espécie ameaçada de extinção.

Além dos seres vivos, foi constatado o envolvimento do local com entorpecentes, algo que já estava na mira da Polícia Civil, pois a operação também tem como foco o combate ao tráfico de drogas. O responsável pelo zoológico ilícito foi preso em flagrante.

Os animais silvestres encontrados englobam quatro serpentes, três macacos, duas tartarugas e 36 aves – entre estas, o papagaio do peito roxo, classificado como ameaçado de extinção.

Todos foram recolhidos e levados até o IMA (Instituto do Meio Ambiente) e, posteriormente, destinados ao CEPTAS (Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres) na Unisociesc, em Joinville.

O autor, além da prisão em flagrante, responderá acusações específicas relacionadas à posse não autorizada de animais silvestres. A pena para esse crime varia de seis meses a um ano, mas pode ser dobrada pelo fato de incluir uma espécie ameaçada de extinção.

Polícia Civil já havia combatido tutela ilegal de animais silvestres em Itajaí no mês

Não é a primeira vez em outubro que a Polícia Civil prende suspeitos de manter zoológicos ilegais em Itajaí. No dia 20, a corporação deteu um homem acusado de tráfico de drogas e maus tratos. O procedimento foi um apoio à operação Baptizare, presidida pela Divisão de Investigação Criminal (DIC), de Mafra.

Na época, um homem, de 41 anos, identificado como “RWM”, teve apreendidos em sua residência 35 animais silvestres e aproximados 5 kg de maconha, 400 comprimidos de ecstasy, 40 g de cocaína e 22 g de crack, bem como material para mistura, fracionamento e acondicionamento da droga.

Fonte: ND+