Vítimas de maus-tratos, mais de 400 animais já foram adotados pelo Programa de Adoção Continuada, em Campo Grande, MS

Vítimas de maus-tratos, mais de 400 animais já foram adotados pelo Programa de Adoção Continuada, em Campo Grande, MS
Cachorro em feira de adoção da Prefeitura de Campo Grande (Foto: PMCG)

Lançado em maio de 2021, o Programa de Adoção Continuada realiza em Campo Grande feiras de adoção de cães e gatos que são acolhidos por organizações sociais e outras instituições ligadas a proteção animal. De acordo com os dados da Prefeitura, ao longo deste primeiro ano do projeto, pelo menos 419 animais foram adotados pela população.

Na ação, quem adota precisa assinar um termo de adoção responsável. Os pets já saem com um kit fornecido pelos parceiros para os primeiros cuidados, contendo ração e comedouro. Além disso, todos os animais são previamente avaliados, vermifugados, vacinados contra a raiva, microchipados, têm castração garantida e são acompanhados pela equipe técnica.

A estudante Ana Carolina já participou de três edições da feira, que é organizada pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), e adotou três pets. “A minha experiência está sendo muito boa, não me arrependo de ter adotado nenhum deles, porque eu sei que a vida da gente muda um pouquinho quando a gente tem bichinhos, eles demandam atenção e carinho, isso deixa a gente envolvido com eles, porém, o amor que recebemos não tem preço”, comentou ela.

Ana, que hoje é a tutora da cachorrinha Paçoca e dos felinos Harry e Gina, contou também porque queria pets em casa. ” A primeira a chegar em casa foi a minha cachorrinha. A gente adotou ela porque queria um bichinho na casa para trazer mais movimento e alegria, pois a casa estava sem vida. Depois fui a até a feira procurar um gatinho. Então eu encontrei o meu machinho e eu fiquei encantada nele, apaixonada e trouxe. Aí fui a terceira vez e adotei a minha gata”.

A também estudante Mariana Rodrigues adotou o gatinho Josh e disse que a avaliação é apenas positiva em relação a iniciativa da Subea ao atuar em parceria com as entidades da causa animal.

“Queria dizer que é uma ótima iniciativa ter essa feira de adoção para ajudar esses locais que acolhem os animais a encontrarem um lar para eles. Os animais são lindos e dóceis, muitos deles de resgate das ruas, abandono ou de maus-tratos, e essa é uma oportunidade de retirá-los dessas situações. Soube da existência da feira pelas redes sociais, e indo lá conhecer adotei um filhote de gato de 5 meses. Todos ali estavam limpinhos e de coleirinhas. Junto foram entregues carteira de vacinação e indicação para castração gratuita. Foi possível perceber o carinho que a equipe tem com os animais para que sejam feitas as adoções responsáveis”.

Já a protetora de animais Marlene Batista Gonçalves, que resgata e mantém animais abrigados em sua casa, destaca a importância da iniciativa para somar ao trabalho daqueles que lutam pela causa.

“As feiras de adoção são de fundamental importância para nós protetores independentes, devido aos muitos resgates que realizamos de animais em situação de rua, maus-tratos e em vulnerabilidade. Tem períodos em que a casa fica lotada de cães e gatos e a feira de adoção vem ajudar neste sentido, de trazer essa oportunidade para os animais encontrarem novas famílias, novos lares, uma nova chance de amor. A Subea sempre proporciona o suporte necessário e isso é algo incrível e merece o nosso reconhecimento”.

Feiras de adoção

As feiras de adoção acontecem mensalmente, alternadamente, no estacionamento do Paço Municipal. A iniciativa é realizada em parceria com o Grupo Ipê Rosa que é uma Organização Não Governamental (ONG). “As feiras são mais uma maneira da Prefeitura levar mais afeto para esses animais que tanto nos oferecem amor e carinho e, principalmente assegurar um auxílio para o segmento de a proteção animal desafogar seus locais de acolhimento”, explica a subsecretária do Bem-Estar Animal Ana Cristina Camargo.

Quem desejar participar das próximas edições das feiras de adoção deve ligar no telefone 156 do ‘Fala Campo Grande’ ou pode entrar em contato através de preenchimento de formulário disponível no aplicativo Fala CG. As ONGs e protetores têm prioridade e a população em geral entra numa lista de espera. No aplicativo, os interessados podem solicitar o cadastro.

Por André Farinha

Fonte: Enfoque MS

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.