Voluntários entregam água e ração para animais de rua que ficam em praça pública de Cruzeiro do Sul, AC

Voluntários entregam água e ração para animais de rua que ficam em praça pública de Cruzeiro do Sul, AC
Voluntários e equipes do Centro de Zoonoses de Cruzeiro do Sul deixaram ração e água para animais. Foto: Reprodução

Voluntários e equipes do Centro de Zoonoses de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, entregaram ração e água para animais de rua, nessa sexta-feira (6), que ficam na praça de alimentação da cidade. A ação faz parte de um projeto que visa conseguir um abrigo e retirar esses animais da rua.

As equipes deixaram vasos com ração e água em um local mais afastado da praça. Mesmo assim, a voluntária Aline Brito disse que alguns acabaram retornando para a praça. Por isso, Aline disse que é importante encontrar um local para instalar esses animais.

“A ação, por enquanto é tentar tirar os animais da praça e depois colocar em outro local. Vamos tomar as providências para colocá-los em outro canto, tirando da praça. Queremos incentivar a população a não alimentar esses animais porque já aconteceu de o animal brigar, por instinto mesmo, e quebrar algumas coisas das pessoas”, complementou.

Ainda segundo Aline, cerca de 30 animais, entre gatos e cães, chegam a ficar na praça de alimentação. “O grupo do Zoo Pet está ajudando o Centro de Zoonoses do município. Estamos primeiro instruindo as pessoas a não alimentarem esses animais, porque que estamos deixando comida para eles”, frisou.

Animais costumam ser alimentados na praça de alimentação da cidade. Foto: Arquivo pessoal
Animais costumam ser alimentados na praça de alimentação da cidade. Foto: Arquivo pessoal

O coordenador do Centro de Zoonoses de Cruzeiro do Sul, Paulo Vasconcelos, explicou a Unidade de Vigilância de Zoonoses da cidade não funciona como abrigo, mas sim como controle de doenças transmitidas pelos animais. Segundo ele, é necessário um abrigo aberto para receber esses animais.

“Nosso espaço não suporta, é fechado e o abrigo precisa ser aberto. Nosso centro é totalmente fechado, os animais precisam de espaço para pegar sol. Estamos buscando, temos feito um trabalho de castração para fazer o controle desses animais. Essa é uma situação que vem ao longo dos anos, algumas gestões deixaram de fazer esse trabalho e hoje tem muitos animais na rua”, complementou.

Vasconcelos falou também que as equipes vacinam e castram cães e gatos achados na rua. “Temos ainda outra demanda que é com animais feridos e machucados”, concluiu.

Por Aline Nascimento, G1 AC

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.