Voluntários se mobilizam para encontrar um novo lar para 30 cães de mulher que morreu em MT

Voluntários se mobilizam para encontrar um novo lar para 30 cães de mulher que morreu em MT
Vera Lucia Faria Bastos com alguns cachorros que moravam com ela — Foto: Arquivo pessoal/Hamda Untar

O grupo de voluntários Guardiões das Patas tenta encontrar um lar para os animais de Vera Lucia Faria Bastos, de 69 anos, que morreu no sábado (10), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ao todo, a moradora de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, tinha 30 animais.

A idosa resgatava e cuidava de animais de rua. De acordo com a neta dela, Hamda Untar, de 19 anos, a avó sempre procurava um lar para os animais resgatados, mas quando ela não conseguia, acaba ficando com eles.

“A minha avó sempre gostou de animais e desde sempre resgatava, cuidava e encontrava um lar para os cachorros. Até que um tempo, as pessoas não pegavam mais e ela mantinha na casa dela e cuidava mesmo assim.

Vera Lucia com a 'Fofinha', a cadela que mais ficava com a protetora — Foto: Arquivo pessoal/Hmda Untar
Vera Lucia com a ‘Fofinha’, a cadela que mais ficava com a protetora — Foto: Arquivo pessoal/Hmda Untar

Segundo a neta, Vera já chegou a ter 36 cachorros.

“Minha avó sempre dizia para mim que os animais batiam no portão dela. Ela sempre os considerava como guardiões e sempre contava histórias do quanto eles cuidavam dela. Ela era apaixonada por todos, eram filhos dela, como ela mesma dizia”, disse.

Em outubro do ano passado, a família se mudou de Blumenau, em Santa Catarina, para Várzea Grande. O motivo da mudança foi ficar mais perto da filha mais velha, que é mãe de Hamda, dos netos e da bisneta.

Família de Vera Lucia com os animais quando chegaram em Mato Grosso — Foto: Arquivo pessoal/Hamda Untar
Família de Vera Lucia com os animais quando chegaram em Mato Grosso — Foto: Arquivo pessoal/Hamda Untar

No sábado, Vera faleceu vítima de um AVC e o marido não têm condições de cuidar de todos os animais. Por isso, o grupo Guardiões das Patas decidiu divulgar a doação para que encontrar um lar para eles.

Marlon Luiz de Arruda Figueiredo, que é presidente do grupo, disse nesta quinta-feira (10), que faltam sete cachorros para ser adotados.

“Eles vieram para Cuiabá e trouxeram os animais junto, um ato de amor e responsabilidade, um exemplo para muitas pessoas que abandonam seus animais quando vão se mudar”, disse.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.