Zoológico de Foz do Iguaçu (PR) será fechado, e 150 animais serão realocados, diz prefeitura

Zoológico de Foz do Iguaçu (PR) será fechado, e 150 animais serão realocados, diz prefeitura
Zoológico de Foz do Iguaçu será fechado por não oferecer conforto acústico e visual aos animais — Foto: William Brisida/RPC

Quase 150 animais que vivem no Zoológico Municipal Bosque Guarani, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, serão realocados para outros locais porque o espaço não oferece conforto acústico e visual necessário, segundo a Secretaria de Meio Ambiente. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (26).

VÍDEO: Bosque Guarani de Foz do Iguaçu será fechado

Segundo a prefeitura, a medida será necessária porque o zoológico fica no centro de Foz do Iguaçu, ao lado do Terminal de Transporte Urbano (TTU). O local funciona há 25 anos.

Por causa da localização, o Instituto de Água e Terra do Paraná (IAT) analisou e constatou que os animais ficam expostos à poluição sonora e à intensa movimentação de pessoas na região.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Ângela Meira, não há prazo para a transferência dos animais e fechamento do zoológico, mas a previsão é de que a realocação dos animais comece em setembro.

“Tudo isso será feito com muito cuidado, com toda autorização ambiental dos órgãos responsáveis, o Ibama e o IAT, para que essa transferência ocorra da melhor forma possível. Inclusive, com os tratadores, que atualmente trabalham aqui, terem um tempo de readaptação para onde esses animais vão, para que todos saibam de que forma eles eram cuidados, o que eles gostam e o que eles não gostam”, explicou.

Em conjunto com o governo estadual, a secretaria municipal está buscando um novo ambiente, mais apropriado para proporcionar bem-estar e qualidade de vida para todas as espécies.

Para que o local seja fechado, a prefeitura aguarda a autorização do governo estadual para transferir os animais para locais licenciados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e pelo IAT.

A Noely Cassini é presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal e concordou com a mudança dos animais.

“Os membros que estavam presentes, ninguém se manifestou contrário a ideia, muito pelo contrário, é uma coisa necessária. A gente precisa que esses animais tenham, principalmente, qualidade de vida.”

Revitalização

Quase 150 animais precisarão ser transferidos do zoológico de Foz do Iguaçu — Foto: William Brisida/RPC
Quase 150 animais precisarão ser transferidos do zoológico de Foz do Iguaçu — Foto: William Brisida/RPC

Em 2019, o Bosque Guarani começou a passar por um trabalho de revitalização. O centro de educação ambiental foi todo reformado.

Instalaram banheiros e o espaço ganhou nova fachada, que ainda está encoberta com lonas. Foi um investimento de R$ 500 mil.

Além disso, mais R$ 70 mil foram gastos com a instalação de bancos, mesas e lixeiras.

Conforme a secretária, após o fechamento do zoológico, a expectativa é transformar o espaço em um parque para a população.

Por isso, os investimentos feitos na área verde de 4,5 hectares de mata nativa não serão perdidos.

“Vamos fazer com que o Bosque Guarani possa ser iluminado, possa dar um acesso à população. O valor já investido nessas melhorias, será ampliado um estudo de várias secretarias e de universidades que objetivam tornar esse bosque um lugar mais acessível e agradável para população.”

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.