Casal de Quatipuru foi resgatado durante atendimento do BPA no Ramal do Sinteac, em Rio Branco — Foto: Divulgação/Batalhão de Policiamento Ambiental

Casal de esquilo da Amazônia é resgatado de cativeiro em ramal no Acre

Uma equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) resgatou um casal de esquilo da Amazônia, conhecido popularmente por Quatipuru, no Ramal do Sinteac, em Rio Branco.

Os policiais foram atender uma denúncia de desmatamento ilegal quando encontraram os animais em gaiolas, no domingo (14).

O morador falou para polícia capturou os animais na mata e iria criar em casa. O homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) no local e se comprometeu a comparecer ao Juizado.

Ainda segundo o BPA-AC, a equipe recebeu uma denúncia anônima falando sobre o desmate ilegal na Rua Catanduva. Conforme a polícia, moradores estão invadindo a região para construir casas.

Esquilos estavam em gaiolas quando foram resgatados e levados para Cetas — Foto: Divulgação/Batalhão de Policiamento Ambiental
Esquilos estavam em gaiolas quando foram resgatados e levados para Cetas — Foto: Divulgação/Batalhão de Policiamento Ambiental

A denúncia não se confirmou, mas os policiais perceberam os animais nas gaiolas e foram abordar o morador.

O casal de esquilos foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para soltura.

Apreensão na Transacreana

No mesmo dia, um homem em uma caminhonete foi parado em uma barreira da polícia na Estrada Transacreana, zona rural de Rio Branco. Com o suspeito, o batalhão apreendeu um jabuti e nove quilos de carne de animal silvestre.

Por Aline Nascimento, G1 AC — Rio Branco

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.