México: uma galinha é sacrificada dentro do Senado da República como oferenda

México: uma galinha é sacrificada dentro do Senado da República como oferenda
Sacrificaram uma galinha no Senado da República pelo Dia da Terra. Crédito: @letroblesrosa / X

Nesta quarta-feira, 24 de abril, nas instalações da Câmara do Senado do México, foi feita uma oferenda onde foi sacrificado uma ave. A ação rapidamente viralizou nas redes sociais por quem é contra o “abuso contra os animais” e o quão grotesco isso é.

Assista ao vídeo AQUI.

O vídeo veiculado pela jornalista Leticia Robles de la Rosa por meio de sua conta no X critica a ação realizada dentro do Senado. A ave que estava viva foi segurada por uma pessoa enquanto uma mulher vestida com traje tradicional cortava sua cabeça.

Por alguns minutos, a pessoa que segurava a ave deixou-a sangrar e cair em uma panela de barro que estava no chão.

Isto ocorreu no âmbito da oferta do Dia da Terra (Tláloc) organizada pelo senador do grupo parlamentar de Morena, Adolfo Gómez Hernández, que ocorreu no segundo andar da sede.

É importante mencionar que a Lei de Proteção Animal da Cidade do México estabelece no artigo 25 a proibição do uso de animais para celebrar rituais ou tradições que afetem o seu bem-estar.

“Artigo 25. É proibido por qualquer motivo: XIII O uso de animais na celebração de rituais e usos tradicionais que possam afetar o bem-estar animal”, diz a Lei de Proteção Animal da Cidade do México.

Conselho de Administração distancia-se do ocorrido

Através de um comunicado de imprensa, a presidência do Senado da República distanciou-se do ocorrido, garantindo que o sacrifício da ave ficou a cargo do senador de Morena Adolfo Gómez Hernández.

“Esses eventos foram realizados sob estrita responsabilidade individual do Senador Adolfo Gómez Hernández”, diz o posicionamento do Conselho de Administração.

Entretanto, garante que o senador justificou a realização deste ato sob a proteção dos usos e costumes de um grupo ou comunidade indígena, isto apesar de o Conselho de Administração ter manifestado a sua “recusa expressa” em autorizar a entrada do animal no prédio.

Por fim, lembrou que desde as instalações os legisladores têm trabalhado para defender e promover os direitos dos animais, pelo que serão tomadas as medidas disciplinares pertinentes junto ao senador responsável.

“Sua Presidência não apoia de forma alguma os fatos ocorridos e tomará as medidas disciplinares cabíveis junto ao senador responsável”, conclui o comunicado.

Mesa Diretora do Senado se distanciou do ocorrido nesta quarta-feira (24), após sacrifício de uma ave nas instalações. (Senado de la República)
Mesa Diretora do Senado se distanciou do ocorrido nesta quarta-feira (24), após sacrifício de uma ave nas instalações. (Senado de la República)

Por Octavio Vargas / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Infobae

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.