20 anos de resgates: ONG Mapan enfrenta desafios financeiros na Baixada Santista

20 anos de resgates: ONG Mapan enfrenta desafios financeiros na Baixada Santista

A ONG Mapan, presidida por Gustavo Bertrami com o objetivo de preencher lacunas deixadas pelos órgãos públicos no cuidado com animais em situação de abandono e maus-tratos, já resgatou ao longo de duas décadas mais de 14 mil animais em toda a Baixada Santista, e hoje, precisa da sua ajuda.

Gustavo Bertrami, compartilhou detalhes sobre os 20 anos de incansável trabalho na proteção e resgate de animais na Baixada Santista. A Mapan também se destaca por salvar animais em extremos maus-tratos, inclusive em canis clandestinos.

“Ao todo, entre cães e gatos, cerca de 150, somente comigo são hoje 67 cães. A ONG surgiu com a necessidade de ajudar os animais que muitas vezes são esquecidos e ignorados pelos órgãos públicos”, revela sobre a quantidade de animais sob tutela atualmente.

Entre os diversos resgates realizados, Bertrami destacou o caso da cachorrinha Lola, considerado um dos mais difíceis enfrentados pela organização. Lola foi encontrada em estado crítico, com apenas 4.7 kg, sofrendo de doença do carrapato, anemia severa, pancreatite e uma infecção bacteriana na pele, exigindo tratamento intensivo.

Desafios

No entanto, apesar dos sucessos nos resgates, Bertrami ressalta os desafios financeiros enfrentados pela ONG. Com gastos mensais em torno de 20 mil reais e sem apoio governamental ou subsídios, a organização depende inteiramente de doações para continuar seu trabalho vital.

“Hoje os gastos mensais da ONG giram em torno de 20 mil, não temos ajuda governamental ou subsídios, arrecadamos mensalmente em torno de 3 a 4 mil reais apenas”, desabafa.

A ONG também enfrenta uma queda no número de animais adotados, sendo doados até fevereiro de 2024, somente 14 animais.

“Fim de ano tem muitos abandonos, tenho fila de espera de resgate, sem ajuda não consigo”.

Como ajudar

A ONG Mapan aceita doações de ração premium ou superior para cães e gatos, e aqueles interessados em adotar um animal resgatado podem entrar em contato através do número (13) 99123-8701 ou pelas redes sociais da organização.

Para contribuir financeiramente, os interessados podem fazer doações através da conta PIX: [email protected]

Por Amanda Oliver

Fonte: Olhar Animal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.