250 cães resgatados de suposta crueldade em duas fábricas de filhotes em Milburn, EUA

250 cães resgatados de suposta crueldade em duas fábricas de filhotes em Milburn, EUA

A Humane Society of the United States (HSUS) ajudou o Gabinete do Xerife do Condado de Johnston com o resgate de mais de 250 cães e filhotes como parte de um suposto caso de crueldade em duas operações de criação de filhotes em grande escala em Milburn, Oklahoma. A Oklahoma Humane Society também ajudou no local.

As autoridades locais cumpriram mandados de busca e apreensão em dois imóveis residenciais por volta das 08h do dia 20 de março. Cães e filhotes foram encontrados vivendo em condições pobres e insalubres em todas as propriedades, muitos contidos em canis ao ar livre com pouca proteção contra o tempo. Os veterinários observaram cães com infecções de pele, problemas oculares e secreção nasal. Um filhote foi encontrado com desconforto respiratório e foi removido da propriedade imediatamente para atendimento veterinário de emergência.

“É uma existência sombria para esses cães – ninguém gostaria de viver assim”, disse Cynthia Armstrong, diretora do HSUS no Estado de Oklahoma. “Nós somos gratos ao Gabinete do Xerife do Condado de Johnston por intervir em favor desses animais e obter os cuidados que eles precisam”.

Os criadores anunciam que vendem seus cães no famoso mercado Dog Alley, em Canton, no Texas, que tem sido alvo de várias investigações e denúncias de bem-estar animal ao longo dos anos. Esse mercado permite que criadores não licenciados e não inspecionados vendam animais diretamente ao público em péssimas condições. As investigações revelaram criadores vendendo filhotes em gaiolas de arame sujas, superlotadas e minúsculas em locais próximos a animais exóticos e de fazenda.

Um dos criadores também têm filhotes listados para venda no site American Kennel Club.

“As fábricas de filhotes vendem filhotes para consumidores desavisados que, enganados pelo selo de aprovação da AKC, assumem que os filhotes estão saudáveis e de uma fonte respeitável e cuidadosa. Essa situação revela porque as famílias que escolheram comprar de um criador não podem confiar nos registros AKC ou outros endossos – eles devem insistir em visitar as instalações em pessoa para ver a realidade das condições dos animais”, disse John Goodwin, diretor sênior da campanha da HSUS Stop Puppy Mills.

“Seja vendendo os filhotes através de uma loja de animais de estimação, online ou no conhecido mercado de pulgas, operações que colocam os lucros acima do bem-estar dos cães continuarão a perpetuar um sofrimento impensável”.

O HSUS transportou os animais para uma local seguro e não revelado, onde eles estão recebendo exames veterinários aprofundados e cuidados muito necessários. Os socorristas do RedRover estão ajudando com os cuidados diários com os animais.

Por Karen Lapizco / Tradução de Fátima C. G. Maciel

Fonte: World Animal News

Você faz questão de um cão de raça? Pense duas vezes…

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.