A pedido do MPRS, Justiça determina implantação de plano para prevenir mortes de bugios por eletrocussão

A pedido do MPRS, Justiça determina implantação de plano para prevenir mortes de bugios por eletrocussão
Foto: Divulgação

A pedido do Ministério Público em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, a Justiça determinou liminarmente, na quarta-feira, 21 de fevereiro, que a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e a Equatorial Energia – responsável pela CEEE Equatorial – implantem o Plano de Ação Preventiva de Acidentes de Bugios por Eletrocussão. O objetivo é garantir a manutenção periódica do isolamento de fios e prevenção de acidentes com esses animais.

As empresas deverão contratar serviço médico-veterinário capacitado para tratamento e custeio de eventuais lesões causadas aos bugios devido a choques elétricos e, por fim, efetuar a poda do local em que houver eventual acidente envolvendo esses animais para evitar novos danos à fauna.

A ACP de responsabilidade civil ambiental foi ajuizada no último dia 16 de fevereiro com pedido de tutela antecipada contra a CEEE-D e a Equatorial Energia – responsável pela CEEE Equatorial.

Conforme a promotora de Justiça Annelise Monteiro Steigleder, autora da ação, a situação vem se agravando muito e o trabalho de manutenção e substituição das redes e de poda não está funcionando adequadamente.

“O Ministério Público busca com a ACP a responsabilização preventiva da CEEE-D e do Grupo Equatorial para que elaborem solidariamente um plano de ação neste território para evitar a morte dos bugios e, além disso, paguem uma indenização por danos materiais e danos morais coletivos associados às mortes dos animais e aos acidentes graves”, explica a promotora.

Fonte: Portal de Camaquã

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.