Abrigo improvisado para animais em praça do Vila Velha é removido pela Prefeitura de Fortaleza

Abrigo improvisado para animais em praça do Vila Velha é removido pela Prefeitura de Fortaleza
A estrutura foi construida por uma moradora do entorno que resolveu alimentar e cuidar dos animais.

Na Praça do Tancredo Neves, no bairro Vila Velha, moradores questionam a situação de cães e gatos que viviam em um abrigo improvisado no local. Na terça-feira (23), a Prefeitura removeu a estrutura onde os animais recebiam alimentação e cuidados médicos de voluntários como parte das ações de requalificação do espaço.

“O combinado era retirar os animais primeiro para depois demolir. Eles chegaram de surpresa e não deu tempo levar os animais para nenhum canto”, destaca a voluntária Edjoana Bastos. Na ação, seis cachorros foram encaminhados para uma instituição que cuida de cães e os gatos, ainda na praça, receberam 10 estruturas de alvenaria.

Os abrigos devem ser afastados gradativamente para que os animais se acostumem com novos espaços.
Os abrigos devem ser afastados gradativamente para que os animais se acostumem com novos espaços.

A Assessoria de Comunicação da Regional I informou que foi realizada uma articulação com a comunidade para lidar com os cães e gatos que estão no entorno da praça. Conforme explicou, alguns dos animais receberam castração, vacinas e chips para o acompanhamento do estado de saúde e agora devem participar de campanhas de adoção.

Ativista da causa animal, Valdemar Pinheiro, conta que participou de reunião para acertar quais atitudes seriam tomadas. “O que tinha ficado combinado é que a gente ia marcar um dia para que pudéssemos acompanhar a retirada dos animais. O que aconteceu e que eles apareceram sem avisar a ninguém”, pontuou.

Valdemar reconhece que o abrigo, construído por uma moradora do local, não poderia permanecer na mesma situação, mas não aprova a forma como os animais foram removidos. “A gente sabia que aquilo não podia continuar, mas o combinado era preservar a vida do animais”, destaca.

Por ficar nas proximidades do Hospital Distrital Gonzaga Mota, a ideia da Prefeitura é que gradativamente os animais sejam afastados da Praça e levados para acolhimento de novos tutores. A assessoria ainda não enviou a estimativa de quantos animais estão sendo atendidos neste processo.

Fonte: Diário do Nordeste

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.