Ação de resgate de cavalos é realizada em Meriti, RJ

Ação de resgate de cavalos é realizada em Meriti, RJ

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade montou uma ação para resgatar cavalos abandonados nas ruas do município, com o apoio da Ordem Pública e em parceria com o Curral de Apreensão de Seropédica, instituição que atende todo o estado do Rio de Janeiro. As equipes fizeram ontem, 28/3, uma ronda pelas ruas da cidade. As equipes passaram pelos bairros de Éden, Centro, Jardim Metrópoles e Jardim Meriti, locais com maior incidência de cavalos abandonados ou maltratados, dois foram apreendidos.

Ação de resgate de cavalos é realizada em Meriti. Foto: Edgar Maciel
Ação de resgate de cavalos é realizada em Meriti. Foto: Edgar Maciel

“Temos que tirar os cavalos das ruas para diminuir o risco de acidentes automobilísticos, a disseminação de algumas doenças que são transmitidas dos equinos para o seres humanos e o contrário também. Precisamos diminuir os casos de maus-tratos já que esses animais estão na rua sem alimento adequado, abrigo e segurança. Na rua, eles podem engolir sacolas plásticas na tentativa de se alimentar, o que pode causar uma obstrução intestinal e até morte do animal. O apoio do prefeito Dr. João Ferreira tem sido fundamental para nosso trabalho seguir avançando em São João de Meriti” afirmou a subsecretária Luana Reis.

Maltratar animais é crime de acordo com a lei de n°9.605/98, que em seu artigo número 32, afirma: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa”.

Ação de resgate de cavalos é realizada em Meriti. foto: Edgar Maciel
Ação de resgate de cavalos é realizada em Meriti. foto: Edgar Maciel

Ao longo do ano, a pasta realiza diversos projetos e ações voltadas para saúde e bem-estar dos animais na cidade. Os serviços oferecidos são: vacinação antirrábica em casa e itinerante, cadastro para tratamento de esporotricose, averiguação de denúncias de maus-tratos, campanhas de adoção de pets e cadastro de voluntários para eventos.

Mais informações sobre a Subsecretaria de Promoção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de São João de Meriti:

Endereço: Rua Adélino Gonçalves, n° 100 – Coelho da Rocha
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h
Zappet: (21) 99596-0865

Fonte: Prefeitura de São João de Meriti