Açores: Bloco questiona morte de touros em tourada à corda

Açores: Bloco questiona morte de touros em tourada à corda
Tourada à corda na Terceira. Foto de Luca Nebuloni/Wikimedia Commons.

Depois de ter sido conhecido que, no passado dia 17 de agosto, morreram três touros numa tourada à corda, em Agualva, Praia da Vitória, na Ilha Terceira, o Bloco de Esquerda dos Açores enviou um requerimento ao Governo Regional com o qual pretende alertar para esta situação e a pedir esclarecimentos.

A estrutura do partido na região esclarece que “esta situação gerou indignação por parte de várias pessoas e de movimentos da causa animal, que alegam que os animais morreram por ferimentos causados durante a tourada e expressaram a sua incompreensão em relação a este desfecho e ao silêncio perante a morte destes animais”.

O partido defende que “estas situações não podem, de forma alguma, ser consideradas “normais”, pois em causa está o bem-estar destes animais”. Por isso, os deputados bloquistas querem saber que medidas foram tomadas pelas autoridades presentes no local e que diligências serão tomadas pelo Governo Regional de modo a evitar que situações destas se repitam.

No seu requerimento solicitam ainda dos relatórios médico-veterinários dos três animais que morreram e pretendem saber “quantos touros perderam a vida por ferimentos ou por outra situação relacionada com a tourada à corda desde 2018 nos Açores”, considerando “fundamental que as ocorrências em touradas à corda sejam reportadas de forma transparente”.

Fonte: Esquerda

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.