Adotar animais pode render isenção ou descontos em impostos municipais de Goiânia, GO

Adotar animais pode render isenção ou descontos em impostos municipais de Goiânia, GO
IPTU, ISS E ITBI são alguns dos impostos que podem ser até zerados. (Foto: Reprodução)

Um projeto que tramita na Câmara Municipal de Goiânia visa dar isenção ou desconto em impostos municipais para pessoas que adotarem animais. O texto prevê que as adoções sejam realizadas no Centro de Controle de Zoonoses, canis públicos ou estabelecimentos oficiais indicados pela Prefeitura.

Segundo o projeto, de autoria do vereador Zander (Patriotas), os descontos poderão ser dados a pessoa física ou jurídica, sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço (ISS), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), taxas diversas e contribuição de melhorias.

A adoção será sucedida pela assinatura de um Termo de Responsabilidade, que autoriza o órgão da Prefeitura a fiscalizar o cuidado com o animal adotado, sem aviso prévio. O parlamentar defende que os descontos não irão impactar no orçamento municipal, pois o valor do benefício pode recompensar a economia com os gastos em canis públicos.

Contribuição voluntária para animais

Outro projeto de autoria do mesmo vereador prevê a criação da Contribuição Voluntária do Bem-Estar Animal do Município. Essa arrecadação seria voltada para ações de proteção e defesa dos animais como campanhas de castração em massa e atendimentos veterinário público.

Esse valor seria disponibilizado como parcela nos carnês do IPTU e o pagamento seria opcional. “Não existe atendimento aos animais abandonados pela falta de uma política pública eficaz de controle de natalidade. O abandono de animais é um problema em nossa cidade, não apenas na questão da saúde pública, mas por conta do sofrimento destes animais, vítimas de maus tratos, fome e intempéries climáticas, mesmo com o intenso trabalho das diversas ONGs e sociedades protetoras”, destaca o parlamentar.

Por João Paulo Alexandre

Fonte: Mais Goiás


Nota do Olhar Animal: Projetos similares “pipocam” pelo Brasil e geram uma grande preocupação sobre seus efeitos, em especial sobre a possibilidade de serem feitas adoções com o único propósito de obter o abatimento de impostos, sem que haja maiores cuidados com os animais. O projeto prevê que no Termo de Adoção conste uma autorização para fiscalização desses cuidados. Será suficiente? Ela será efetiva?

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.