Alunos constroem comedouro e bebedouro para animais em Araçatuba, SP

Alunos constroem comedouro e bebedouro para animais em Araçatuba, SP

Após constatar o aumento do abandono de animais em Araçatuba, alunos da Escola Estadual Arthur Leite Carrijo, de Araçatuba, construíram um bebedouro e comedouro de animais com materiais recicláveis que foram instalados no portão de entrada da unidade escolar.

O projeto, desenvolvido pela professora Andressa Caldas Oliveira, ganhou o nome de “Patas e Focinhos” e foi desenvolvido dentro das disciplinas eletivas, que são de livre escolha dos estudantes, respeitando as suas necessidades e interesses, com o objetivo de desenvolver a cidadania e fazer a diferença na comunidade em que vivem.

Os alunos receberam informações sobre direitos, cuidados, proteção e guarda responsável de animais, com temas que vão desde a alimentação correta, a doação e a importância do voluntariado para a causa animal.

Também aprenderam sobre os canais de denúncia, como a Depa (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal), que recebe denúncias de crimes cometidos contra animais.

Neste quesito, eles aprenderam que maus-tratos não é apenas bater no animal, mas também não alimentá-lo, deixá-lo em situação insalubre ou amarrado.

“Também procuramos mostrar que dá para ser voluntário sem necessariamente adotar um animal, pois existe o lar temporário, o apadrinhamento e também as ações para alimentar animais de rua”, explicou a professora e voluntária na APA (Associação Protetora dos Animais) e no Clube dos Animais.

Outro ponto trabalhado com os alunos foi a demonstração de que os animais são importantes no cotidiano não apenas para brincar, mas na ajuda aos deficientes visuais (cães-guia), no combate ao crime (farejadores da Polícia Militar), no campo (manejo de outros animais) e na saúde (pet terapia).

Os alunos desenvolveram um logotipo para o projeto, participaram de rodas de conversa online e, como multiplicadores, aprenderam sobre conscientização dos pais, responsáveis, familiares, vizinhos e colegas sobre os temas abordados nas aulas.

Ao final, eles construíram um comedouro e bebedouro para cães de rua na escola, com material reciclável e de baixo custo (cano de PVC), que foi doado. A pintura, nas cores preta e laranja, foi feito com um spray que tinha na própria escola.

Por Alessandra Nogueira

Fonte: Folha da Região

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.