Animais atropelados ou abandonados na BR-163 ganham famílias, em MT

Animais atropelados ou abandonados na BR-163 ganham famílias, em MT

Do atropelamento à uma nova família para viver feliz. Esse é o resumo da história do cachorro Snoopy, que este ano terá um Natal muito diferente de 2020, quando vivia abandonado em Sinop (500 km a norte de Cuiabá). Hoje, ele mora em Cuiabá com os irmãos caninos Meg e Neto, além de outros 10 gatos. Todos sob a responsabilidade da tutora Michele de Freitas Vilio.

Snoopy foi encontrado na BR-163 com várias fraturas, após ser atropelado. O animal foi localizado por uma equipe operacional da Concessionária Rota do Oeste, que chegou apensar que ele não sobreviveria à viagem até a Capital para ser tratado em uma clínica veterinária especializada. O cachorro de pequeno porte teve complicações e precisou amputar uma pata dianteira, mas isso não diminuiu a sua alegria e logo encantou o coração da sua nova dona.

Após receber alta, Snoopy foi abrigado pelo projeto Lunaar, parceiro da Rota do Oeste para ações voltadas a animais domésticos. Com a divulgação da foto dele, Michele decidiu adotá-lo para fazer companhia ao Neto.

“Eu tinha duas cadelas mais idosas e queria um companheiro para o Neto. Fico emocionada toda vez que penso na adoção no Snoopy. Ele é um cãozinho muito especial e merece ter uma vida longa e cheia de amor, como os outros que estão à espera de um lar também merecem”.

Michele explica que adotar não é uma tarefa fácil, mas que vale muito a pena. “Temos que cuidar, dar carinho, alimentar e ter condições de arcar com despesas veterinárias. Mas quando chega em casa cansada e vem aquele serzinho abanando o rabinho e pulando em você é a melhor coisa da vida. Adotar é vida, é dar vida para aquele que não tinha esperança, é dar um lar e ver nos olhinhos deles a felicidade de ter uma família”, relata.

Snoopy está entre os nove cachorros resgatados pela Rota do Oeste na BR-163. A Concessionária ofereceu tratamento adequado para cada um deles e, com a ajuda do Lunnar, encontrou uma nova família para os que sobreviveram aos ferimentos. O último é um cachorro caramelo – também atropelado – que ainda está internado e já conseguiu uma nova dona para começar 2022 com a ‘pata direita’.

Assim como Snoopy e Caramelo, o projeto Lunaar dispõe de 20 cachorros e 100 gatos aptos para adoção, aguardando uma família para receber e dar todo amor e carinho. A diretora do Lunaar, Carla Fahima, comenta que o animal comprado ou adotado tem amor igual para dar ao seu dono. “Na maioria das vezes, o animal resgatado reconhece o momento da adoção e é muito mais amoroso que o adquirido em um pet shop ou de um criador”.

Os animais adultos são os que mais têm dificuldade para encontrar uma nova família, porque a maioria das pessoas acredita que eles não vão se adaptar. Mas Carla relata que é justamente ao contrário de um filhote. O animal adulto já tem a personalidade e os hábitos estabelecidos, precisa apenas um período de adaptação e paciência do tutor para que isso ocorra de forma natural para o animal. Já um filhote não tem como prever se será um cachorro adulto arteiro, elétrico, bravo, entre outros comportamentos.

“Existe um certo preconceito que precisa ser quebrado. Os cães adultos e idosos também merecem uma nova família”.

Adoção – Para adotar, o interessado passa por uma entrevista e assina um termo de compromisso se responsabilizando pela vacinação, castração (caso ainda não tenha passado pelo procedimento) e outras necessidades que vier a ter. Também é importante ter um lar seguro, que evite fugas e passeios nas ruas. Os animais disponíveis têm as fotos divulgadas nas redes sociais do projeto.

Carla reforça que os interessados precisam ter a ciência de que o animal vive por muitos anos e o cuidado deve durante toda a vida dele.

Projeto e parceria com a Rota do Oeste

O Lunaar resgata e abriga cães e gatos, além de auxiliar no encontro de um novo lar para os animais. O custo mensal para manter as atividades do projeto é de R$ 50 mil, maior parte proveniente de doações. Ainda para reforçar o orçamento, o Lunaar recolhe frascos de desodorantes que são revertidos em renda e vende alguns produtos.

Fonte: Gazeta Digital

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.