Animais de zoológico na Venezuela sofrem por escassez de alimentos

Animais de zoológico na Venezuela sofrem por escassez de alimentos

Animais do Parque Zoológico Caricuao, localizado na região sudoeste da capital venezuelana, Caracas, tiveram sua alimentação diária reduzida devido a crise de abastecimento do país, segundo denúncia de conselhos comunitários locais.

— Já morreram duas ovelhas por causa do clima frio e pela falta de alimentação na quinta passada. Faleceram também dois macacos, três papagaios e duas araras — assegurou Laura Polanco, líder comunitária de Caricuao, para quem a alimentação oferecida aos animais não é suficiente — dão pasto para os animais, mas não dão verduras.

Representantes de redes de ecologistas informaram que ao menos Ruperta, a elefanta que adoeceu este ano por má alimentação continua, recuperando-se.

— A bactéria foi controlada e pelo menos estão alimentando-a, mas ela não é o único animal e não a podem esconder — apontou Harisson Gómez, porta-voz do lugar.

Em março, usuários do Twitter haviam realizado campanha para coletar donativos e levá-los às instalações do zoológico. Porém, os alimentos não foram permitidos pelas autoridades por “medidas de segurança”.

Gómez contou que o Instituto Nacional de Parques (Inparques), instituição governamental responsável pela fiscalização dos parques na Venezuela, está de mãos atadas porque “a administração passada deixou dívidas com os fornecedores”.

Chegou-se a cogitar que os jardins do parque fossem usados para fazer plantações de alimentos, porém tal ideia não foi bem aceita pela comunidade local.

Em 2016 o ministro de Ecossocialismo e Águas, Ernesto Paiva, desmentiu que na Venezuela morressem animais por desnutrição e assegurou que lhes era garantida uma dieta adequada.

Fonte: Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *