Animais presos para fins turísticos são resgatados em operação do Ibama no interior do AM; empresa é autuada

Animais presos para fins turísticos são resgatados em operação do Ibama no interior do AM; empresa é autuada

Nove animais que estavam presos foram resgatados neste sábado (30) no lago do Janauari, município de Iranduda, a 27 Km de Manaus. O resgate ocorreu durante uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para detectar o uso de animais explorados no turismo local. Uma empresa de turismo foi autuada em flagrante.

Após serem resgatados, os animais foram soltos para o habitat natural. Foram entregues à natureza duas sucuris, quatro preguiças e três jacarés.

O coordenador de operações de fiscalização do Ibama, Hugo Loss, contou que o barco da empresa de turismo também foi apreendido. A embarcação era o transporte que levava os estrangeiros para os cativeiros onde os animais estavam presos.

“Embora a operação tenha um pequeno quantitativo de apreensões, a questão é que turistas vêm para a Amazônia para fazer esse trajeto turístico. Então, essa é a imagem que acabam construindo aqui, e levam para toda parte do mundo. É importante ter esse trabalho [operação] no sentido de construir uma visão da Amazônia brasileira como algo mais sustentável, que não tenha exploração de animais silvestres”, disse.

Embarcação apreendida. — Foto: Divulgação/Ibama

Na operação, o órgão flagrou turistas da República Dominicana fazendo fotos com os animais que eram mantidos em cativeiro.

“Foi feita a autuação dos envolvidos, dos que estavam em posse dos animais dentro do flutuante, e também do responsável pela embarcação da empresa de turismo, que estava transportando os turistas. Os turistas foram liberados pois são estrangeiros e não tinha condições de fazer autuação de todos no momento. Só coletamos a documentação”, contou.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.