Baleia foi encontrada por moradores que acionaram guardas vidas locais — Foto: Divulgação/GV Praia Seca e Saquarema

Baleia-jubarte de 15 m é encontrada morta em praia do interior do RJ

Uma baleia com cerca de 15 metros foi encontrada morta na tarde deste domingo (4) na Praia de Jaconé, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio.

Os guarda-vidas do município foram informados por moradores que havia um animal encalhado na orla da praia. Ao chegar ao local, encontraram a baleia morta.

Segundo a Prefeitura de Saquarema, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi acionado e o município aguarda uma posição para saber o que vai fazer com o animal.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está sendo realizada uma operação para remover o corpo da baleia.

Segundo o órgão, o animal está em avançado estágio de decomposição e será levado para o aterro sanitário em São Pedro da Aldeia.

Jubarte encontrada morta em Saquarema, RJ, tem cerca de 15 metros — Foto: DIvulgação/Prefeitura de Saquarema
Jubarte encontrada morta em Saquarema, RJ, tem cerca de 15 metros — Foto: Divulgação/Prefeitura de Saquarema
Jubartes

As baleias-jubarte são animais dóceis, que chegam a medir 16 metros de comprimento e a pesar até 40 toneladas.

As jubartes migram da região da Antártida entre julho e outubro, quando é inverno no hemisfério norte, para se reproduzir em águas tropicais da costa brasileira.

Elas ficam entre quatro e cinco meses nas áreas de reprodução, até que os filhotes estejam desenvolvidos e possam retornar com as mães para a Antártida.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.