Baleia-jubarte de 15 m é encontrada morta em praia do interior do RJ

Baleia-jubarte de 15 m é encontrada morta em praia do interior do RJ
Baleia foi encontrada por moradores que acionaram guardas vidas locais — Foto: Divulgação/GV Praia Seca e Saquarema

Uma baleia com cerca de 15 metros foi encontrada morta na tarde deste domingo (4) na Praia de Jaconé, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio.

Os guarda-vidas do município foram informados por moradores que havia um animal encalhado na orla da praia. Ao chegar ao local, encontraram a baleia morta.

Segundo a Prefeitura de Saquarema, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi acionado e o município aguarda uma posição para saber o que vai fazer com o animal.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está sendo realizada uma operação para remover o corpo da baleia.

Segundo o órgão, o animal está em avançado estágio de decomposição e será levado para o aterro sanitário em São Pedro da Aldeia.

Jubarte encontrada morta em Saquarema, RJ, tem cerca de 15 metros — Foto: DIvulgação/Prefeitura de Saquarema
Jubarte encontrada morta em Saquarema, RJ, tem cerca de 15 metros — Foto: Divulgação/Prefeitura de Saquarema
Jubartes

As baleias-jubarte são animais dóceis, que chegam a medir 16 metros de comprimento e a pesar até 40 toneladas.

As jubartes migram da região da Antártida entre julho e outubro, quando é inverno no hemisfério norte, para se reproduzir em águas tropicais da costa brasileira.

Elas ficam entre quatro e cinco meses nas áreas de reprodução, até que os filhotes estejam desenvolvidos e possam retornar com as mães para a Antártida.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.