Baleia-jubarte presa em rede de pesca é salva por mergulhadores em operação delicada; VÍDEO

Baleia-jubarte presa em rede de pesca é salva por mergulhadores em operação delicada; VÍDEO
A rede estava de tal forma presa à baleia que o mamífero sequer conseguia abrir a boca. (Fotos: Youtube/Euronews/reprodução)

No mar da Ilha de Maiorca, na Espanha, mergulhadores recentemente salvaram uma baleia Jubarte que se encontrava presa em uma rede ilegal de pesca.

O imenso mamífero de 12 metros foi avistado por um navio a cerca de cinco quilômetros da costa, que informou ao centro de resgate marinho do Aquário de Palma de Maiorca para convocar o resgate.

Quatro mergulhadores participaram do resgate da jubarte nos mares de Maiorca
Quatro mergulhadores participaram do resgate da jubarte nos mares de Maiorca

Operação delicada

Segundo relatos, as primeiras tentativas de cortar a rede a partir de um barco não deram certo, e assim foram convocados os mergulhadores dos centros de Albatros e Skualo, na região.

A delicada operação durou cerca de 45 minutos e exigiu especial cuidado, já que os mergulhadores tiveram de utilizar facas para cortar a rede arrastão vermelha e libertar a baleia, que sequer conseguia abrir a boca por conta da armadilha.

“Nos primeiros dez segundos, ela ficou um pouco nervosa, você sabe, com bolhas em todos os lugares, mas depois eu não sei, me chame de louco, mas acho que ela sabia que estávamos lá para ajudá-la e ela apenas relaxou e começamos a trabalhar da frente da boca para trás”, afirmou a bióloga marinha Gigi Torras, que participou da operação.

“Nós seguimos cortando e ela deu uma pequena sacudida para se livrar”, descreveu.

As redes do tipo arrastão foram banidas pelas Nações Unidas há 30 anos, pela quantidade de vida marinha que ceifa junto dos próprios peixes que captura.

Segundo Torras, a Jubarte ainda permaneceu na companhia dos quatro mergulhadores para recuperar suas forças: a baleia deu “um pequeno sinal de agradecimento” antes de ir embora, finalmente livre. “Foi uma experiência de outro mundo, incrível, simplesmente incrível”, concluiu a bióloga.

Por Vitor Paiva

Fonte: Hypeness

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.