Cachorro é encontrado amarrado e morto em conjunto de Lagarto, SE

Cachorro é encontrado amarrado e morto em conjunto de Lagarto, SE

“Vi o momento que o carro pegou o coitadinho. Acho que amarraram as patas só pra poder retirar ele da estrada depois do óbito” relatou.

Na noite desta quarta-feira (10), um internauta do Lagarto Como eu Vejo encontrou um cachorro com as patas amarradas e sem vida próximo a Clínica de Saúde da Família Davi Marcos no conjunto Albano Franco.

Não se sabe qual a causa da morte do animal, mas levando em conta que casos de maus tratos aos animais já foram registrados no conjunto, que inclusive foram noticiados aqui, onde gatos foram mortos por envenenamento, não está descartado que esse animal tenha sido mais uma vítima.

O internauta que enviou a informação e foto para o Lagarto Como eu Vejo, acredita que o animal foi amarrado e espancado, mas não descartou a possibilidade dele ter sido atropelado e jogado no terreno que fica próximo ao Posto de Saúde.

Maus-tratos é crime

De acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Várias condutas podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.

Hoje, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem pratica os atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal – o que foi mantido no novo projeto.

Denuncie

Não tenha medo, é possível denunciar de maneira anônima ou sigilosa.

Ministério Público Federal

A denúncia de prática maus-tratos contra animais pode ser feita diretamente ao Ministério Público, que tem autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais. O registro pode ser feito pelo site do MP ou pelas ouvidorias dos Ministérios Públicos estaduais.

Polícia Militar

Número 190 deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 está disponível de forma gratuita em todo o território nacional.

Disque Denúncia

É possível denunciar anonimamente casos de maus-tratos a animais através do Disque Denúncia. Em Sergipe o número é o 181.

Delegacias de polícia

O boletim de ocorrência pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia, inclusive eletronicamente em alguns estados.

Polícia Ambiental

Tel: (79) 3248-8306 / 99191-4806 (Sargenteante) / 99191-3915 (Viatura)

Por José Pedro

Fonte: Lagarto Como Eu Vejo

Atualização: Uma testemunha ocular informou ao Lagarto Como eu Vejo que o animal foi atropelado por um carro.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.