Cachorro passa por cirurgia e leva sete pontos após ser agredido; cidade da BA registra quase 20 casos de maus-tratos em um mês

Cachorro passa por cirurgia e leva sete pontos após ser agredido; cidade da BA registra quase 20 casos de maus-tratos em um mês
Cachorro que passou por cirurgia e levou sete pontos após ser agredido em Itabuna, cidade do sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um vira-lata passou por cirurgia e levou sete pontos no focinho após ser agredido em Itabuna, no sul da Bahia. O cachorro, conhecido como Fred, foi socorrido por dois moradores da cidade, na última sexta-feira (16), com corte grande e profundo.

VÍDEO: Crescem os casos de maus-tratos de animais na cidade de Itabuna, interior da BA

Conforme levantamento feito pela equipe de reportagem da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, o cão faz parte de uma estatística que só cresce.

Em janeiro, por exemplo, o Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental, ligado à Guarda Municipal, registrou 19 ocorrências de maus-tratos a animais em Itabuna.

O veterinário Georgetown Farias, revelou que receber animais vítimas de violência virou rotina. De acordo com ele, não se sabe ao certo como Fred foi golpeado — as hipóteses são de que o cachorro tenha sido ferido com golpes de faca ou facão.

“Ele estava com ferida infeccionada, sentindo dor”, ressaltou o profissional.

Além do cãozinho Fred, uma gata teve todo o corpo queimado na noite de Natal.

Atualmente, a gata chamada Chloe, se recupera sob os cuidados da tutora, a comerciante Suene Vilas Boas, que conta ter feito a adoção logo que a felina recebeu alta.

O cão Fred ainda não teve essa sorte. Um dos homens que o socorreu, o vendedor Emerson Mendes, contou que o animal é cuidado de forma coletiva por condôminos da região.

A expectativa do veterinário, no entanto, é de que um desses moradores possa levar o cachorro para casa para evitar que ele sofra novas agressões ao ficar na rua. Mesmo machucado, o vira-lata é considerado dócil.

Vale lembrar que maltratar animais, bem como abandoná-los, se configura como crime. Sancionada em 2020, a Lei Sansão prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de proibição da guarda e multa para quem pratica abuso e violência contra cães e gatos.

Cachorro é agredido em Itabuna — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Cachorro é agredido em Itabuna — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.