Cadela é salva após ser abandonada ferida para morrer à beira de riacho

Cadela é salva após ser abandonada ferida para morrer à beira de riacho
A cadelinha está muito debilitada e recebe cuidados veterinários. Foto: cedidas ao Portal da Cidade.

A ONG Adote Um Viralata de Pouso Alegre (MG), defensora da causa animal, resgatou e salvou da morte certa uma cadela de pequeno porte que foi abandonada para morrer à beira de um riacho no bairro São João, em Pouso Alegre. O fato ocorreu no domingo passado (28 de maio), mas somente hoje (4) foi divulgado quando elas concluíram através de resultados de exames, que um crime de maus tratos e agressão foi cometido contra a cachorrinha.

Conforme uma das protetoras contou ao PORTAL DA CIDADE, uma denúncia anônima as levou até o local, um riacho na área periférica do bairro São João, onde a cadela se encontrava. O animal não se mexia, mas ao se aproximarem perceberam que ainda estava viva. Suja de lama e muito debilitada, a cadela foi resgatada e levada para uma clínica veterinária.

O animal recebeu os primeiros socorros e recobrou os sentidos. Foi constatado que ela passou por cirurgia recente, pois tinha uma grande cicatriz numa das patas, ainda com os pontos cirúrgicos. Os exames apontaram que a cadela teria recebido um forte golpe na cabeça, certamente momentos antes de ser deixada para morrer à beira do riacho. A pancada afetou a visão da cachorrinha e provocou cegueira em um dos olhos, segundo conclusão do veterinário que faz o atendimento.

A cadelinha está muito debilitada e recebe cuidados veterinários. Foto: cedidas ao Portal da Cidade.

A cadela continua recebendo cuidados veterinários e se recupera lentamente, por causa dos ferimentos graves.

A ONG pede que, se alguém souber de alguma informação sobre esse caso de maus tratos e abandono dessa cadela, que faça denúncia anônima à Polícia Militar através do 190, para que o autor seja responsabilizado.

Maus tratos a animais é crime previsto em lei e tem severas punições. Em 2020 a Lei 9.605/98, que tratava de crimes e maus tratos contra animais foi revista. Ela foi alterada pela Lei 14.064/20 que impõe pena de dois a cinco anos de reclusão para o infrator que matar, causas danos ou maus tratos a cães e gatos.

Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.