Cadela em visível abandono é acorrentada ‘no pelo’, sem água e comida na zona rural de Guaraí, TO

Cadela em visível abandono é acorrentada ‘no pelo’, sem água e comida na zona rural de Guaraí, TO

Um trabalhador rural, que preferiu não ser identificado, registrou em vídeo uma situação absurda de crueldade na zona rural de Guaraí nesta última sexta-feira, 22 de março. As imagens mostram uma cadela em visível estado de abandono, acorrentada ‘no pelo’, sem água e sem comida em uma propriedade rural onde não havia nenhum morador. O animal apresentava ainda feridas pelo corpo.

Questionado, o autor das imagens, que foi orientado a registrar Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil, informou que o local fica às margens da rodovia estadual TO-431, que liga o centro de Guaraí até a comunidade Beira do Rio. “Tentei soltar ela, mas como estava amarrada na corrente, não consegui. Soube por terceiros que alguém vai nesta propriedade uma vez por semana”, explicou.

Realidade do Brasil e de Guaraí

De acordo com a Organização mundial da saúde (OMS), até o ano de 2022 existiam cerca de 30 milhões de animais abandonados em todo o Brasil, dos quais 10 milhões eram gatos e 20 milhões cães. Em Guaraí a situação não é diferente e as políticas públicas voltadas para solução deste problema de saúde pública são mínimas, normalmente executadas por voluntários e protetores.

Punições previstas em legislação

O abandono de animais, além de um ato cruel, também é um crime no Brasil desde o ano de 1998, de acordo com a Lei Federal Nº 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal Nº 14.064/20, as penas para maus-tratos foram aumentadas, podendo variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda, isso quando o cão ou gato abandonado for de estimação.

Por Marcelo Gris

Fonte: Guaraí Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.