Cães abandonados em tronco à deriva em rio são resgatados no AM

Cães abandonados em tronco à deriva em rio são resgatados no AM
Após uma hora e meia de buscas sobre o Rio Negro, a equipe ouviu latidos de desespero e conseguiu localizar os animais, que estavam assustados e famintos | Foto: Divulgação

 Na manhã da última terça-feira (18), a Equipe Pet Joana Darc (PL) se deslocou até o município de Careiro da Várzea para averiguar uma denúncia de abandono de animais. Ao chegar no local, foram encontrados três cães sobre o tronco de uma árvore que boiava no Rio Negro, nas proximidades da Comunidade Costa da Marimba.

“Recebi essa denúncia na noite de segunda (17) e assim que tomei conhecimento do caso viabilizei o transporte junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas – ADAF e prontamente, a equipe se dirigiu até o local para resgatar os animais”, informou Joana. 

Após uma hora e meia de buscas sobre o Rio Negro, a equipe ouviu latidos de desespero e conseguiu localizar os animais, que estavam assustados e famintos.“Foi um resgate muito difícil, os animais estavam em pânico e tivemos que ter muita habilidade e paciência para fazer a captura, pois qualquer movimento brusco poderia espantar os animais e eles iam cair na água”, relatou Cristian Melo, da equipe da deputada.

Os três cachorros, dois machos e uma fêmea,  foram levados à um abrigo de animais na sede do Careiro. Além de resgatá-los, Joana Darc enviou mais de 20Kg de ração premium para o abrigo criado para acolher os animais de rua no período de cheia do Rio.

Abandonar é Crime!

O indivíduo que praticar maus-tratos ou abandono de animais no Brasil pode pegar até cinco anos de prisão de acordo com a Lei Federal Nº 9.605/98. Se o crime for praticado no Amazonas, o autor dos crimes deverá arcar com todo tratamento médico veterinário necessário para restabelecer a saúde do animal vitimizado de acordo com a Lei Nº 5.408/21 de autoria de Joana Darc. 

Para denunciar casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um Boletim de Ocorrência através do site delegaciainterativa.am.gov.br na aba ‘Crimes contra animais’ ou se preferir de forma presencial, na sede da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), localizada na rua Paul Adam S/N – Parque Dez de Novembro. É importante que o denunciante possua registros que comprovem os relatos, como fotos, vídeos ou áudios e se possível, anotar a data, local, horário e o nome do autor, se conhecido.

Fonte: Em Tempo (com informações da assessoria)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.