Cães acorrentados e sem comida: PCDF atuou em mil denúncias de maus-tratos a animais

Cães acorrentados e sem comida: PCDF atuou em mil denúncias de maus-tratos a animais
Foto: Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles

Nos últimos dois anos, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) atuou em mil casos de maus-tratos a animais, como mostra levantamento feito pela corporação.

Entre as ocorrências mais comuns estão aquelas em que os bichos ficam presos sem água ou comida, muitas vezes em meio a fezes.

Foi exatamente o que aconteceu na QNN de Ceilândia, em 8 de janeiro. Os agentes resgataram três cachorros e uma gata mantidos em condições precárias na residência. Na ocasião, os policiais não conseguiram prender ninguém em flagrante, pois o tutor não estava no imóvel.

Para evitar este tipo de agressão, o Governo do Distrito Federal (GDF) sancionou no último dia 12 uma lei que proíbe a manutenção de animais em correntes ou objetos semelhantes que prejudiquem a saúde e bem-estar deles.

A medida vai no mesmo sentido de se aumentar a punição contra pessoas que praticam maus-tratos em legislação aprovada em outubro 2020.

No mesmo mês da nova lei, a PCDF resgatou pelo menos três cachorros. Um filhote teve a pata quebrada ao ser pisado por uma sem-teto alcoolizada, outro foi vítima de tentativa de estrangulamento também praticado por um sem-teto e uma cadela acabou abandonada em Sobradinho II.

Esta última foi deixada para trás pelos donos eresgatada já desnutrida pela polícia. No mesmo local foi encontrado outro cão morto. O fedor da carniça chamou atenção dos vizinhos.

Para denunciar maus-tratos a animais, basta ligar no telefone da PCDF no 197 ou enviar um e-mail explicando o caso ao endereço: [email protected]

Por Celimar de Meneses

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.