Cães e gatos são resgatados com sinais de agressões na zona leste de Teresina

Cães e gatos são resgatados com sinais de agressões na zona leste de Teresina
Cachorros e gatos são resgatados com sinais de agressões e maus-tratos na Zona Leste de Teresina — Foto: OAB- PI

10 animais foram resgatados com sinais de maus-tratos e agressões e retirados de uma casa no bairro São João, na Zona Leste de Teresina, na Tarde desta quarta-feira (21). Os animais, foram encontrados com marcas de agressões por todo corpo, desnutrição, com costelas aparente e infestados de pulgas.

O resgate foi uma iniciativa da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB) e pela Associação de Proteção Animal Lar do Nando. Segundo as instituições, a denúncia chegou até a OAB, após vizinhos entrarem em contato com a ordem, após ouvirem gritos de um dos animais durante esta terça-feira (21).

De acordo com o delegado Willame Moraes, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), um dos cachorros resgatados apresentam marcas de lesões nas partes íntimas. Esse animal deve passar por exames periciais para que se descubra como foram causadas.

“O caso chegou até nós como uma denúncia de zoofilia. No entanto, precisamos averiguar e somente a pericia pode comprovar isso. Sobre os maus-tratos, nós temos evidencias. Acontecerá uma perícia e então, caso entenda o órgão administrativo, faremos o resgate total dos animais”, explicou o delegado Willame.

Ainda segundo a polícia, o responsável pelos animais é um homem que sofre de transtornos mentais, e não é legalmente responsável pelos próprios atos.

Depois de passar pela perícia, eles serão encaminhados para um abrigo. Nesta quarta (21), eles foram alocados no abrigo Lar do Nando. Nas redes sociais, o coordenador do abrigo, Fernando Machado, começou a fazer uma campanha para conseguir medicamentos contra pulgas e carrapatos para os animais.

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Teresina. — Foto: Lorena Linhares/ G1 PI
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Teresina. — Foto: Lorena Linhares/ G1 PI

Por Pedro Lima

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.