Cão é resgatado após sobreviver sozinho em floresta por mais de 6 anos

Cão é resgatado após sobreviver sozinho em floresta por mais de 6 anos
Cadela perdida é resgatada após sobreviver sozinha em uma floresta por mais de 6 anos. Reprodução/Facebook

Uma cadela chamada Rose foi vista pela primeira vez por um morador de uma vila de Crawley Down, em West Sussex, na Inglaterra, no final de novembro, de acordo com o grupo de proteção animal Lost Dog Recovery (Recuperação de Cães Perdidos) UK South em uma postagem no Facebook, no último dia 11 de dezembro.

Segundo a postagem, a pessoa que avistou Rose “parou o trânsito, deixou o cachorro desaparecer na floresta e sabia que não deveria segui-lo, e simplesmente voltou o mais rápido possível para deixar comida”.

O cidadão preocupado foi informado um morador da Crawley Down que as pessoas na área estavam cientes da existência da cachorra e que ela era frequentemente relatada como tendo sido encontrada.

“Dizem que ela se perdeu e foi alimentada por pessoas”, disse o grupo de resgate. Segundo a publicação, o indivíduo parecia “um pouco perplexo, mas ainda muito preocupado” com a ideia de um cachorro vivendo na floresta – entrou em contato com a organização para relatar a descoberta do animal.

Rose foi rastreada em vários locais ao longo de sua jornada de 6 anos por Londres. Lost Dog Recovery UK South/Facebook
Rose foi rastreada em vários locais ao longo de sua jornada de 6 anos por Londres. Lost Dog Recovery UK South/Facebook

“Percebendo que poderia ter sido apenas uma situação de ‘cachorro com dono que pode passear livremente’, uma câmera foi instalada e foi deixada comida de qualquer maneira até que mais informações pudessem ser coletadas”, escreveu Lost Dog Recovery UK South.

“A cachorrinha estava diante das câmeras às 23h e às 3h daquela primeira noite, três vezes na noite seguinte, e no terceiro dia já parecia estar ‘esperando’ a hora do jantar, nos observando estacionar e caminhar até o local da câmera,” disse o grupo e resgate.

O grupo acabou descobrindo que Rose era alimentada por moradores locais, que achavam que “ela deveria ser deixada sozinha”, pois estava em “boas condições”.

Além disso, os moradores locais acreditavam que ela era uma cadela de rua há “cerca de 10 anos”, algo que perturbou profundamente a Lost Dog Recovery. Esta estimativa foi posteriormente considerada um exagero.

Durante a semana seguinte, Lost Dog Recovery UK South trabalhou no estabelecimento de uma “rotina de alimentação” com Rose e confirmou que ela era uma cadela sênior. Lost Dog Recovery UK South/Facebook
Durante a semana seguinte, Lost Dog Recovery UK South trabalhou no estabelecimento de uma “rotina de alimentação” com Rose e confirmou que ela era uma cadela sênior. Lost Dog Recovery UK South/Facebook

“Discussões posteriores com outra família considerada responsável por seus cuidados pintaram um quadro um pouco diferente – eles deixaram comida para a vida selvagem, mas sabiam que o bem-estar deste (suspeito) cão idoso era uma prioridade e concordaram em nos ajudar”, escreveu a organização. “A alimentação da vida selvagem foi interrompida.”

Durante a semana seguinte, a Lost Dog Recovery trabalhou no estabelecimento de uma “rotina de alimentação” com Rose e confirmou que ela era uma cadela sênior.

No último dia 9 de dezembro o grupo finalmente a capturou e a levou para um local seguro. “Compreensivelmente ela ficou chocada e assustada, mas muito gentil, e foi levada imediatamente para o calor e segurança dos canis”, escreveu o grupo de resgate.

A Lost Dog Recovery UK South, é um grupo sem fins lucrativos financiado por doações e administrado por voluntários, disse que ficou chocado ao saber que Rose não só tinha um microchip, mas também um nome – Rose – e que desapareceu 24 horas após sua adoção em março de 2017.

“Não esperávamos descobrir que ela era uma cadela perdida há muito tempo chamada Rose… uma Patterdale Terrier, agora com 12 anos”, escreveu o grupo.

Rose desapareceu antes da criação do Lost Dog Recovery UK South, ressaltou o grupo na publicação. No entanto, “juntando fragmentos que podemos encontrar, ela foi avistada solta 10 dias após seu desaparecimento, mas então perderam seus rastros”.

“Embora nunca saibamos quando exatamente ela se estabeleceu em Crawley Down, o que sabemos é que ela finalmente está SEGURA e agora não precisará mais passar o resto de sua vida se defendendo no frio e na chuva”, disse o grupo.

Infelizmente, os adotantes originais de Rose não podem levá-la de volta para casa. Eles foram localizados, mas “as suas circunstâncias mudaram drasticamente” desde 2017, disse a organização.

“Eles estão emocionados por ela estar segura e ilesa e, claro, tristes por não serem capazes de aceitá-la de volta”, escreveu o grupo. “Ela irá para um resgate que poderá lhe dar o que ela precisa e cuidar dela na velhice.”

Na última terça-feira (19), Rose foi encaminhada para o abrigo Last Chance Animal Rescue, em Edenbridge, onde está disponível para adoção e espera por um lar amoroso onde possa descansar em sua velhice.

Por Renan Tafarel

Fonte: IG

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.