Cão precisa de cirurgia após ser agredido em Itabuna, BA

Cão precisa de cirurgia após ser agredido em Itabuna, BA
Foto: Reprodução

Um cachorro vira-latas precisou passar por cirurgia depois de ser agredido na cidade de Itabuna, no sul baiano. O animal, apelidado como Fred, foi socorrido por dois moradores da região na última sexta-feira (16), com um corte grande e profundo.

De acordo com a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, o cão faz parte de uma estatística que só cresce.

Em janeiro, por exemplo, o Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental, ligado à Guarda Municipal, registrou 19 ocorrências de maus-tratos a animais.

O veterinário Georgetown Farias, revelou que receber animais vítimas de violência virou rotina. Segundo ele, ainda não se sabe como o animal foi golpeado — as hipóteses são de que o cachorro tenha sido ferido com golpes de faca ou facão.

“Ele estava com ferida infeccionada, sentindo dor”, ressaltou o profissional.

Um dos homens que socorreu Fred, o vendedor Emerson Mendes, relatou que o cão é cuidado de maneira coletiva por residentes da localidade.

O veterinário espera que um desses moradores possa levá-lo para casa para evitar que ele sofra novamente outras agressões. Mesmo machucado, o vira-latas é considerado dócil.

É importante lembrar que maltratar animais, bem como abandoná-los, se configura como crime. Sancionada em 2020, a Lei Sansão prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de proibição da guarda e multa para quem pratica abuso e violência contra cães e gatos.

Fonte: PNotícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.