Cavalo e égua são mortos a tiros e deixados à margem de estrada em Lagoa de Cima, Campos, RJ

Cavalo e égua são mortos a tiros e deixados à margem de estrada em Lagoa de Cima, Campos, RJ
Foto: Reprodução Vídeo

Moradores de Lagoa de Cima encontraram dois animais, um cavalo e uma égua, mortos a tiros à margem da estrada municipal que liga Ibitioca à Lagoa de Cima, em Campos, na manhã desta sexta-feira (26). Não há informações sobre quem teria disparado contra os animais ou quem seriam seus donos. A preocupação agora é a remoção dos corpos, que estão na beira da estrada e podem causar acidentes.

A prefeitura de Campos informou que a limpeza dos animais está sendo providenciada. “O corpo está na pista, após a curva. Nossa preocupação é que possa haver um acidente”, acrescentou Welligton. Por volta das 17h desta sexta, uma equipe chegou ao local para retirar os animais.

A equipe de reportagem buscou informações com a Polícia Civil sobre como ocorre a investigação nesses casos e se a situação foi informada na delegacia responsável pela área e aguarda um posicionamento.

Moradores solicitam mais fiscalização

Acidentes por causa de animais soltos na pista costumam ocorrer com frequência, denunciam os moradores. “Aqui é comum que as pessoas que tem animais, mas não tem pasto, deixarem os animais soltos na estrada”, explicou o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Canto da Lagoa, Welligton Cordeiro. Segundo ele, a uma solicitação permanente para que o Centro de Controle de Zoonoses do município fiscalize a situação. “A partir do momento em que os CCZ começar a recolher esses animais, os proprietários não irão mais deixar os animais soltos na pista”.

Procurado pelo J3News, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informou que mantém o serviço de correição animal na cidade. Para isso, o órgão dispõe de um caminhão que cumpre rotas diárias em diversos bairros e também atende às denúncias/flagrantes feitos pela população através do telefone (22) 98173-0471 (ligação e WhatsApp). A denúncia deve conter o nome da rua, bairro, um ponto de referência e, que seja feita no momento do flagrante para facilitar na localização do animal.

Ao longo de 2023 foram apreendidos 480 animais de médio e grande porte. Já de 1 a 25 de janeiro de 2024, foram 25 animais apreendidos.

Todos os animais recolhidos pelo Setor de Controle de Médios e Grandes Animais em vias públicas são levados para o curral da sede do CCZ, na avenida Presidente Vargas, nº 180, Pecuária. O tutor tem prazo de 5 dias úteis para reaver o animal mediante pagamento de multa. Depois desse prazo, o animal passa a ser de propriedade do município e é levado para o Sítio Rural, em Itereré.

“Deixar qualquer animal de pequeno, médio ou grande porte solto ou amarrado em vias públicas é crime e pode causar acidente de trânsito, colocando vidas em risco. Em caso de flagrante, a denúncia deve ser feita junto à Polícia Militar e Polícia Civil para que os tutores sejam penalizados, com base na lei federal nº 9.605/1998, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão”, informou o órgão.

Fonte: J3 News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.