Cavalo morre após ser abandonado e tutor responderá por maus-tratos, em Aquidauana, MS

Cavalo morre após ser abandonado e tutor responderá por maus-tratos, em Aquidauana, MS
Divulgação, PMA

A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou em R$ 1,5 mil um infrator de 42 anos por maus-tratos ao abandonar cavalo debilitado em Aquidauana, cidade a 141 quilômetros de Campo Grande.

Equipe de policiais ambientais recebeu denúncia de uma equipe da vigilância sanitária do município de Anastácio, sobre uma ocorrência de maus-tratos a um cavalo nesta quarta-feira (30). Os denunciantes comunicaram que o animal estava caído ao solo, em um terreno no bairro Jardim Campanário, não conseguia andar e possivelmente estaria doente.

A equipe da PMA foi ao local, confirmou a denúncia e verificou que o cavalo se encontrava exposto ao sol, sem alimento, água, muito debilitado e apresentava ferimentos na região dos olhos. Ele recebeu atendimento veterinário, porém não resistiu e acabou em óbito. Os policiais não conseguiram localizar o tutor do animal na data de ontem. De qualquer forma, a equipe conseguiu a informação de quem era e realizou diligências para localizá-lo, porém, sem êxito.

Nesta quinta-feira (1), o infrator de 42 anos, residente em Anastácio, apresentou-se ao quartel da PMA em Aquidauana e afirmou que cria nove cavalos, os quais se alimentam em terrenos baldios e áreas com pastos próximas à cidade. Disse ainda, que o cavalo havia brigado com outro e como estava debilitado e doente não conseguiu mais se levantar.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Anastácio pelo abandono do cavalo e responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais. A pena é de três meses a um ano de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1,5 mil pela equipe da PMA.

Por Diego Alves

Fonte: Midiamax

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.