Chimpanzé libertada por habeas corpus na Argentina chega ao Santuário de Primatas de Sorocaba, SP

Chimpanzé libertada por habeas corpus na Argentina chega ao Santuário de Primatas de Sorocaba, SP
Chimpanzé Cecília chegou ao santuário em Sorocaba durante a noite (Foto: Daniela Golfieri/TV TEM)

A chimpanzé Cecília, que passou anos enclausurada em um zoológico de Mendoza, na Argentina, chegou na noite desta quarta-feira (5) ao Santuário de Grandes Primatas, em Sorocaba (SP). Ela é a única sobrevivente de um grupo de quatro chimpanzés que vivia no parque argentino e a primeira primata não humana a conseguir a liberdade através de um habeas corpus.

Na terça-feira (4), Cecília saiu de Mendoza para Buenos Aires e embarcou em um avião da Lan Chile com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde chegou pela manhã desta quarta-feira. A transferência foi acompanhada pela delegação do Ecoparque de Mendoza e o secretário de Meio Ambiente da província Mendocina. (Veja abaixo os primeiros momentos da Cecília no novo lar)

Após chegar ao aeroporto, por volta das 9h, e cumprir as normas do Ministério de Agricultura e da Receita Federal, Cecília seguiu de caminhão para o Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, afiliado ao Great Ape Project (GAP). A chegada ao santuário foi por volta das 19h.

A expectativa para a chegada de Cecília era grande no santuário. O fundador e mantenedor do local, Pedro Ynterian, comentou a decisão da vinda da primata a Sorocaba.

“O habeas corpus foi o primeiro passo para que se reconhecesse que os animais precisam de respeito, todos os animais, mas principalmente os primatas. Eles estão no mundo antes de nós. Para mim, são pessoas e trato eles como filhos. Moro com eles quatro dias por semana e sei como sentem, é uma coisa muito diferente do que vai encontrar com outras espécies.”

Pedro Ynterian, fundador e mantenedor do santuário em Sorocaba, interagindo com os chimpanzés (Foto: Fernanda Szabadi/G1)
Faixa foi colocada no santuário para a recepção de Cecília, em Sorocaba

Período de adaptação

No santuário, a chimpanzé passará por um período de quarentena em um recinto gramado com cerca de 500 metros quadrados. O espaço possui estruturas de concreto que servem para abrigo, observatório e diversão. Durante o período de adaptação, os veterinários do santuário poderão conhecer como é o comportamento da chimpanzé, realizar exames e avaliar se ela poderá ser introduzida em um dos grupos dos mais de 50 chimpanzés que hoje vivem no local.

Santuário de Sorocaba recebe chimpanzé libertada por habeas corpus
A primata, que tem 19 anos, foi transferida depois de conseguir através de um habeas corpus o direito de viver em um santuário, pedido feito pela ONG argentina AFADA (Associacion de Funcionarios y Abocados pelos Derechos de los Animales) à Justiça do país, com argumentos que a chimpanzé não é um objeto e que se encontrava em condições precárias no zoológico.

O processo correu por mais de um ano na justiça argentina até que a juíza Maria Alejandra Maurício, de Mendoza, concedeu o pedido e determinou a transferência de Cecília para o santuário brasileiro.

Cecília estava em zoológico da Argentina (Foto: Divulgação/GAP Brasil)
Chimpanzé Cecília ficará em quarentena em recinto gramado com cerca de 500 metros quadrados (Foto: Fernanda Szabadi/G1)
Um dos recintos do santuário, com cerca de 4 mil metros quadrados (Foto: Fernanda Szabadi/G1)

Por Fernanda Szabadi

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *