Cidade argentina de Rafaela tem sua primeira condenação por maus-tratos

Cidade argentina de Rafaela tem sua primeira condenação por maus-tratos

Um homem de 49 anos deverá pagar três mil pesos como reparação econômica à ONG Zoolidarios Rafaela, uma entidade protetora dos animais. Assim foi decidido pela juíza Cristina Fortunato em um acordo de suspensão de procedimento à prova (conhecido também como probation). Também se estabeleceu como regra de conduta para o acusado a obrigação de fixar domicílio.

Trata-se do primeiro caso na cidade de Rafaela no qual uma investigação do MPA chega a uma solução alternativa através de uma probation.

O fiscal Martín Castellano foi responsável pela investigação do caso. Antes da decisão judicial, o funcionário do MPA tinha atribuído ao acusado a autoria de atos de crueldade contra os animais, de acordo com o estabelecido na lei nacional número 14.346.

O caso

Em data ainda não determinada, mas próxima ao dia 15 de janeiro, o acusado golpeou na cabeça com uma marreta – ou elemento similar – a um cão de raça Bracco Vizla de cor marrom de sete anos. O animal era de sua tutoria e habitava na mesma casa.

O golpe que o acusado deu no cão produziu uma protuberância na região frontal da cabeça de aproximadamente 10 centímetros de diâmetro e logo se comprovou o afundamento e crepitação do osso frontal.

O animal foi atendido no dia seguinte ao golpe por um veterinário da Zoolidarios Rafaela. O profissional realizou o tratamento necessário e evitou que o cão morresse.

O caso foi conhecido publicamente como o “caso Valentín”, similar ao denominado “caso Chocolate” ocorrido em San Francisco (Córdoba).

Por María del Rosario Casas / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Play Television

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *