Colóquio online: “Judith Butler e Emmanuel Levinas: contribuições para ética e filosofia animal”

Colóquio online: “Judith Butler e Emmanuel Levinas: contribuições para ética e filosofia animal”
© Valery Faminsky (Berlim, maio de 1945, fim da 2ª Guerra Mundial na Europa)

O Grupo Práxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Portugal, e o Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – FFLCH/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – Universidade de São Paulo) realizam, no próximo dia 17 de dezembro, o Colóquio Internacional com o tema “Judith Butler e Emmanuel Levinas: contribuições para ética e filosofia animal“.

O evento será online, na plataforma Zoom, e o link para acesso será disponibilizado aos inscritos um dia antes do encontro.

Veja abaixo outras informações divulgadas pelos organizadores do colóquio:

Colóquio Internacional (online)

JUDITH BUTLER E EMMANUEL LEVINAS: CONTRIBUIÇÕES PARA ÉTICA E FILOSOFIA ANIMAL

Data: 17 de dezembro de 2022
Horário: 10h (Brasília) | 13h (Lisboa)
Local: Zoom
Inscrições: bit.ly/animaiscoloquio
Contato: [email protected]

Para finalizar o quarto ciclo de estudos promovido pelo Grupo de Leitura Filosofia Animal (Diversitas-USP e Grupo Praxis-CFUL), cujo trabalho de pesquisa centrou-se no tema “Precariedade e o rosto do outro: Judith Butler e Emmanuel Levinas”, será realizado no sábado, dia 17 de dezembro de 2022, o Colóquio Internacional “Judith Butler e Emmanuel Levinas: contribuições para Ética e Filosofia Animal”. Contaremos com as falas de Anahí Gabriela Gonzales (Argentina) e de Ricardo Timm de Souza (Brasil). O evento será online, via Zoom. O link para acesso ao evento será enviado um dia antes (na sexta-feira, dia 16).

PROGRAMAÇÃO

A QUESTÃO DOS ANIMAIS NA FILOSOFIA DE JUDITH BUTLER: PRECARIDADE INDUZIDA E ÉTICA DA NÃO-VIOLÊNCIA
Anahí Gabriela González (CONICET – Argentina)

ÉTICA ANIMAL A PARTIR DA CATEGORIA DA ALTERIDADE
Ricardo Timm de Souza (PUC-RS – Brasil)

PALESTRANTES

Anahí Gabriela González é formada em Filosofia pela Universidade Nacional de San Juan, doutora em Filosofia pela Universidade Paris 8 e pela Universidade Nacional de San Martín (Argentina). É pós-doutora pelo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), professora de Ética da Universidade Nacional de San Juan, membro da Bios e diretora da Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales.

Ricardo Timm de Souza é escritor e professor universitário. Possui graduação em Filosofia, mestrado em Filosofia pela PUCRS (1991) e doutorado em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha), havendo posteriormente realizado, entre outras, pesquisas em Amsterdam (Holanda), Leuwen (Bélgica), Freiburg (Alemanha) e Kassel (Alemanha). É autor de 27 livros, entre eles Ética como fundamento II (Caxias do Sul: EDUCS, 2016), Ética do Escrever (Porto Alegre: ZOUK, 2018), Crítica da Razão Idolátrica (Porto Alegre: ZOUK, 2020, Prêmio Minuano de Literatura – Livro do Ano 2021) e O pensamento e o outro, o Outro do pensamento – a questão da Alteridade em configurações contemporâneas (Porto Alegre: ZOUK, 2022).

ORGANIZAÇÃO

Grupo Práxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
https://cful.letras.ulisboa.pt/praxis/

Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – FFLCH/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – Universidade de São Paulo)
http://diversitas.fflch.usp.br/

COORDENAÇÃO

Dirk Michael Hennrich – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)
Luanda Francine Garcia da Costa – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)

Fonte: Olhar Animal (com informações do Grupo Diversitas)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.