Com tiro na cabeça, corpo de onça é encontrado boiando no Rio Paraguai

Com tiro na cabeça, corpo de onça é encontrado boiando no Rio Paraguai

Corpo de onça foi encontrado boiando no rio Paraguai, em Ladário (MS), esta manhã. Pescadores que encontraram o animal acionaram a Polícia Militar Ambiental, que preliminarmente, identificou um buraco na cabeça da fêmea, que pode ter sido provocado por arma de fogo, indicando caça ilegal.

 

O capitão Kelvin Augusto Rodrigues Valente, comandante da PMA na região, explica que  apenas uma perícia poderá confirmar se a morte decorreu de tiro, mas de qualquer forma havia uma perfuração no crânio. “Estamos aguardando perícia para afirmar a causa da morte”, disse, enfatizando que a morte, pela análise preliminar, teria ocorrido há uma semana.

“A gente foi acionado e deslocamos até o local, juntamente com um veterinário e um biólogo do Instituto Homem Pantaneiro. A onça era uma fêmea e segundo os técnicos, a morte já havia ocorrido cerca de uma semana, devido ao estado de decomposição”, destacou o comandante.

No momento da verificação do corpo, o animal foi mantido no rio porque o cadáver do animal serve de alimento para outros seres vivos. “Se ela ainda estivesse viva, aí sim nós recolheríamos”, disse Valente, que também comentou que foi feito contato com pessoas próximas, “mas infelizmente, afirmaram que não viram nada”.

Nas redes sociais, o médico veterinário do IHP, Diego Viana, lamentou o ocorrido, afirmando que Mato Grosso do Sul está perdendo a batalha da conservação e convivência harmônica com a fauna pantaneira.

“Deveria ser uma coexistência. Nós deveríamos ser exemplo para o mundo de como conviver com a fauna silvestre. Enquanto em Porto Jofre (MT), eles fazem turismo de observação de onças, Corumbá insiste em viver no tempo antigo”, assinalou Diego Viana.

Por Lucia Morel

Fonte: Campo Grande News