Conheça a cadela que amamentou 10 filhotes depois de adotar ninhada da ‘amiga’ que morreu em RO

Conheça a cadela que amamentou 10 filhotes depois de adotar ninhada da ‘amiga’ que morreu em RO
Serena adotou filhotes da amiga que morreu em um acidente — Foto: Reprodução

Uma cadela chamada Serena e a amiga dela tiveram filhotes juntas, depois que ambas foram abandonadas em um sítio da zona rural de Cacoal (RO). Quando a amiga morreu em um atropelamento, Serena adotou a ninhada: foi assim que ela passou a amamentar 10 filhotes de uma só vez.

A moradora do sítio onde as cadelas foram abandonadas entrou em contato com o abrigo “Vira-Lata, Vira Amor” quando viu a cadela se esforçando para cuidar de duas ninhadas. Foi então que se iniciou uma “operação” para ajudar a Serena a manter a adoção.

“A gente deu vitamina pra ela, a gente deu remédio para carrapatos, uma ração bem calórica porque é muito difícil cuidar de uma ninhada tão grande dessa”, explica Marília, representante do abrigo.

Sem a possibilidade de abrigar os 10 filhotes de uma vez, os voluntários cuidaram de manter a Serena forte para amamentar e cuidar das ninhadas. E deu certo.

“Além de amorosa, muito boazinha, ela fez de tudo pra salvar a ninhada, os filhotes estão todos bem”, aponta Marília.

Depois de crescidinhos, os filhotes foram todos doados. Já a Serena, foi resgatada pelo abrigo e encaminhada para o veterinário. Lá, os médicos descobriram que o esforço para amamentar as ninhadas teve consequências.

Serena no veterinário — Foto: Reprodução
Serena no veterinário — Foto: Reprodução

“Quando a gente fez os exames na serena ela tava muito doente, uma doença do carrapato bem grave, bastante anêmica, ela deu tudo de si para cuidar das ninhadas e foi aí que a gente descobriu que ela era idosa”.

Mas, provando ser resistente, Serena enfrentou o tratamento com garra e já é uma nova cadela, com pelos brilhantes e mais nutrida. O objetivo do abrigo é castrar a cadela e, em breve, colocá-la para adoção.

Por Jaíne Quele Cruz

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.