Crianças em situação de abandono e cão com sinais de maus-tratos são resgatados em Piracicaba, diz Guarda Civil

Crianças em situação de abandono e cão com sinais de maus-tratos são resgatados em Piracicaba, diz Guarda Civil
Guarda Civil de Piracicaba atende situação de maus-tratos a animais e crianças — Foto: Maycon Barbon/Arquivo pessoal

Quatro crianças foram resgatadas de situação de abandono em Piracicaba (SP), nesta sexta-feira (22), de acordo com informações da Guarda Civil. Elas estavam em uma casa no bairro Verde. Um mulher, responsável pelo local, foi detida para ser ouvida na delegacia. Na residência, também foi resgatado um cachorro com sinais de maus-tratos.

VÍDEO: Três crianças e uma cadela com sinais de maus-tratos são resgatadas em Piracicaba

O Conselho Tutelar foi acionado e investiga o caso. As crianças foram encaminhadas para um abrigo. A mulher, suspeita de abandono de incapaz e maus-tratos, foi levada para a delegacia e apresentada à Polícia Civil para registro de ocorrência. – 👆Assista no VÍDEO, acima.

A corporação foi acionada para atender denúncia de maus tratos ao animal e se deparou com as as crianças em situação precária em um casa na Rua Monte Cassino. O Conselho Tutelar foi acionado e vai investigar a situação de abandono.

As crianças foram encaminhadas para um abrigo e a mulher levada para a delegacia e apresentada à Polícia Civil para registro de ocorrência.

Denúncia

A Guarda Municipal foi até o local após denúncia de maus-tratos ao cão, feita por vizinhos, e segundo nota enviada à imprensa, a corporação se deparou com as quatro crianças em situação precária no imóvel.

Segundo a equipe de Direito Animal e Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal, cadela da raça chow-chow estava abandonada no quintal da casa, em uma área sem cobertura e proteção. Foi verificado que o animal estava preso em uma área isolada da casa, com muito lixo, sem alimentação e apenas com água da chuva disponível.

De acordo com a corporação, a proprietária afirmou que o animal era agressivo e que por isso era alimentado uma vez por semana, quando o ex-marido ia até o local.

Guarda Civil atende situação de maus-tratos animal e infantil em Piracicaba — Foto: Maycon Barbon/Arquivo pessoal
Guarda Civil atende situação de maus-tratos animal e infantil em Piracicaba — Foto: Maycon Barbon/Arquivo pessoal

Segundo a Polícia Militar, dentro da casa foram encontradas duas crianças e um bebê. O Conselho Tutelar foi acionado para o local e acolheu os menores por conta da situação de abandono.

Além da Polícia Militar e Pelotão Ambiental, da Guarda, também foram ao local equipes do Canil Municipal. O cão foi recolhido e levado para o Canil Municipal, vai passar por atendimento veterinário e tratamento. Depois, deve ser disponibilizado para adoção.

O caso foi registrado na Polícia Civil, que seguirá com as investigações. A mulher deve responder por maus-tratos.

Crime

Maus-tratos e/ou abandono de animais é crime com pena que pode levar à reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço do tempo previsto.

Denúncias, seja de maus-tratos e/ou abandono de animais, podem ser feitas pelos canais fornecidos pela Prefeitura: 153 (Guarda Civil) e principalmente pelo 3422-0200 (Pelotão Ambiental).

Caso de maus-tratos a animais e crianças foi atendido pela Guarda Civil de Piracicaba — Foto: Maycon Barbon/Arquivo pessoal
Caso de maus-tratos a animais e crianças foi atendido pela Guarda Civil de Piracicaba — Foto: Maycon Barbon/Arquivo pessoal

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.