Crueldade extrema causa morte de cadela no RS e caso repercute nas redes sociais

Crueldade extrema causa morte de cadela no RS e caso repercute nas redes sociais

Um caso de extrema crueldade, em São Vicente do Sul (RS), causou imensa tristeza neste Natal aos integrantes da Associação Pata Amiga que atua na proteção animal no Município. Eles se depararam com uma cadela tomada por vermes, em intenso sofrimento e à beira da morte, em uma residência no Centro da cidade, no sábado (25), conforme relato publicado no Facebook da entidade.

A cadela foi resgatada pelos protetores com apoio da Brigada Militar e levada para atendimento na Clínica Veterinária Animal Vet, em Santa Maria, porém não resistiu. Cinco filhotes, de aproximadamente 1 mês, foram destinados a lares temporários e podem ser adotados por tutores responsáveis.

Na residência, além da cadela “Branca” e seus filhotes, havia outros cães em situação de maus-tratos. O tutor dos animais não foi localizado, por isso não ocorreu prisão em flagrante, mas um inquérito policial, agora à cargo da Polícia Civil, apurará o caso.

Nem mesmo a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe que a prática de crimes de maus tratos a animais seja punida com crime de detenção e multa, inibe os casos.

Outras ações também se enquadram como maus-tratos e devem ser denunciadas. Veja quais são:

– Abandonar o animal

– Ferir, mutilar ou envenenar

– Manter preso permanentemente em correntes

– Manter em locais pequenos e sem higiene

– Não abrigar do sol, da chuva e do frio

– Deixar sem ventilação ou luz solar

– Não dar comida e água diariamente

– Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido

– Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força

Fonte: Blog Rafael Nemitz via Visor Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.