Denúncia de maus-tratos a um cachorro em Araranguá (SC) alerta sobre acionamento

Denúncia de maus-tratos a um cachorro em Araranguá (SC) alerta sobre acionamento

Na última semana, na conta do Instagram da Post TV, de Araranguá, foi postado um vídeo, onde aparece um cachorro acorrentado pelo pescoço, em uma cerca, sem folga alguma, forçando o animal a ficar esticado e com as patas da frente em cima de uma mureta, para não ser enforcado. No local também não tinha água, comida ou abrigo para o animal.

Na postagem havia a informação de que no dia do ocorrido, a Fama, Fundação Ambiental do Município de Araranguá, teria sido contatada pelo denunciante, que não obteve respostas da Fundação. No período da noite, o denunciante então enviou o vídeo para o veículo de imprensa. “Segundo a denúncia, o animal estaria preso à corrente pelo pescoço, latindo, por pouco mais de 12 horas”, diz a postagem.

Uma segunda publicação, no dia posterior, também feita pela Post TV, anunciava que um funcionário da Fama foi no local e que não havia constatado irregularidades, fotos anexadas a postagem do dia seguinte mostraram o mesmo local, desta vez sem o animal.

As postagens do veículo de comunicação araranguaense levantam a seguinte questão: a quem recorrer em casos de emergência relacionada a animais no município?

Nossa reportagem entrou em contato com o diretor operacional da Fundação, João Rosado, que confirmou que a fiscalização foi no dia seguinte até a casa da denúncia, localizada no bairro Urussanguinha, em Araranguá. João Rosado ainda informou que o serviço de fiscalização da Fama ocorre no horário de funcionamento da Fundação.

Com mais esta informação, o questionamento sobre quem acionar em casos de flagrante de maus-tratos a animal continuava. O diretor operacional da Fama nos passou o contato do setor de Bem Estar Animal e nossa reportagem enviou mensagem às 18h36min de quarta-feira, dia 15, que respondeu com uma mensagem automática, com o horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 13 às 19 horas.

Na mensagem automática do setor também há a informação do telefone do plantão para atendimentos de emergência: (48) 98836-2356, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e nos sábados e domingos das 8 às 18 horas. Sem atendimento no período da noite.

Nossa reportagem entrou em contato ainda com o comando da Polícia Militar de Araranguá, que esclareceu que a PM pode ser acionada se configurar crime, mas tem suas limitações e não pode entrar em um local fechado, por exemplo, sem a certeza do crime. Ainda segundo informou o comando, o ideal seria que algum técnico acompanhasse, para ter a certeza da configuração dos maus-tratos.

Ainda sobre a denúncia de maus-tratos ao cachorro do bairro Urussanguinha, na segunda postagem da Post TV, consta que a Fama continuará a investigação e que no momento da visita à residência alvo da denúncia não havia ninguém no local.

Fonte: Portal C1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.