Denúncias por maus-tratos a animais diminuem 50,5% em Goiânia, GO

Denúncias por maus-tratos a animais diminuem 50,5% em Goiânia, GO
No ano passado, houve mais do que o dobro de registros (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Neste ano, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) registrou 738 denúncias de maus-tratos a animais em Goiânia. O número é menos da metade em relação a 2021, quando o órgão recebeu 1.491 denúncias por meio do telefone 161. Com isso, a quantidade de registros diminuiu em 50,5%. Na Capital, o crime está previsto na lei nº 9.843, que estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.

Maus-tratos a animais em Goiânia

Quando se registra uma denúncia de maus-tratos a animais em Goiânia, a Amma realiza a vistoria. Nos casos procedentes, autua e intima o proprietário do animal a realizar o tratamento de saúde e apresentar os relatórios médicos veterinários junto ao órgão, comprovando o atendimento.

O Diário do Estado (DE) entrou em contato com a assessoria de comunicação da Amma. Após questionar o motivo pelo qual houve menos registros de maus-tratos em Goiânia neste ano, a resposta foi de que é justamente por conta do menor número de denúncias, e que não há “nada de anormal” na estatística.

A Amma incentiva a posse responsável, tendo em vista que são seres vivos e, ao adotá-lo, o cidadão se responsabiliza por todo o cuidado necessário para a qualidade de vida e bem-estar do animal.

Vale ressaltar que o Brasil possui quase 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de ONGs. Os números são de um levantamento do Instituto Pet Brasil (IBP). Segundo os dados, o número de animais de estimação em condição de vulnerabilidade mais do que dobrou no Brasil entre 2018 e 2020.

Por Luiz F. Mendes

Fonte: Diário do Estado


Nota do Olhar Animal: Fica a dúvida sobre o motivo da queda, se por conta da diminuição dos casos ou se por conta do aumento da subnotificação, com as pessoas desistindo de registrar desestimuladas pela falta de consequências para as denúncias ou por outros motivos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.