Descoberta macabra nas Ilhas Canárias: cerca de 200 animais desnutridos e restos queimados em três fazendas pecuárias

Descoberta macabra nas Ilhas Canárias: cerca de 200 animais desnutridos e restos queimados em três fazendas pecuárias

Nova descoberta macabra nas Ilhas Canárias [Espanha]. A Guarda Civil encontrou três fazendas pecuárias na Gran Canaria com cerca de 200 animais desnutridos e abandonados e restos queimados em diferentes tambores de metal.

Na sequência desta situação, os agentes prenderam duas pessoas e investigaram uma terceira em relação a um alegado caso de abuso de animais. Os acontecimentos foram registados no início do passado mês de fevereiro após a localização destas fazendas pecuárias onde se encontravam animais de diversas espécies (cabras, ovelhas, bovinos, pombos, galinhas, patos, cães…) e a maioria apresentava sintomas de sofrer maus-tratos (magreza extrema) por falta da alimentação necessária, bem como dos cuidados mínimos exigidos para o bem-estar dos animais.

A investigação SEPRONA começou na sequência de um pedido de colaboração da Direção-Geral da Pecuária do Governo das Canárias, para a realização conjunta de inspeções em duas fazendas pecuárias propriedade de um dos detidos, uma vez que este não respondeu aos seus pedidos ou recusou realizar trabalhos de inspeção com os técnicos.

Na primeira fiscalização que se localizou em área urbana, foram encontrados dois porcos em estado de fome, que careciam de água e também de alimentos ao seu alcance. Num canto do chiqueiro foram localizados os cascos de outro porco, que apontavam para um possível canibalismo entre eles.

Estado animal

Além disso, no terreno onde estão localizadas as outras duas fazendas existiam cerca de 200 animais de diferentes espécies (cabras, ovelhas, bovinos, pombos, galinhas, patos, cães…) dos quais a grande maioria se encontrava em estado de extrema magreza, encontrando animais mortos e outros morrendo dentro das instalações.

Durante a fiscalização, a Guarda Civil localizou tambores metálicos com restos de animais queimados em seu interior. Além disso, descobriu-se que o gado tinha cascos de grandes dimensões que lhes causavam sofrimento desnecessário e dificultavam ou dificultavam a sua mobilidade.

Imediatamente, após a apuração dos fatos, a SEPRONA procedeu com apreensão dos animais, colocando-os à disposição do veterinário e dos trabalhadores da Câmara Municipal de Ingenio para seus cuidados.

Refira-se que, para além das infrações penais constatadas, foram detectadas uma infinidade de infrações administrativas, relacionadas com o bem-estar animal, bem como questões relacionadas com resíduos, que serão remetidas às autoridades competentes.

Estas ações resultaram na denúncia do suposto crime de abuso e/ou abandono de animais de três pessoas identificadas como responsáveis. Os detidos foram libertados enquanto se aguarda a citação da autoridade judicial dos Tribunais de Telde.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: EL DIA

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.