Desfile dos tropeiros termina com denúncia de agressão contra ativista da causa animal

Um grupo de ativistas da causa animal afirma ter sido vítima de agressões e xingamentos durante o Desfile dos Tropeiros e 3ª Cavalgada Solidária, que aconteceu neste domingo (28), em Sorocaba (SP).
De acordo com o advogado Eduardo Roberto Abdala Santos, que é presidente da Comissão de Defesa e Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil de Sorocaba, ele e outros representantes da comissão foram acompanhar o evento depois de receberem denúncias de que os cavalos, usados para o desfile, estariam sofrendo maus-tratos.
O advogado informou à TV TEM que os ativistas faziam imagens do evento com o celular, quando um grupo de participantes o cercou, exigindo que as imagens fossem apagadas. A confusão teria iniciado neste momento e o advogado afirma ter sido agredido com socos e chutes.
VÍDEO: Desfile dos tropeiros termina em agressão contra ativista da causa animal
Em outro vídeo, é possível ver o momento em que um cavalo cai, enquanto dois homens estavam montados nele. Depois que o animal se levanta, os dois homens montam novamente nele e um terceiro rapaz também tenta subir, mas desiste. Nenhum deles confere se o animal havia se ferido na queda.
A OAB Sorocaba se pronunciou em nota dizendo que se solidariza com o advogado e que acompanha as investigações para que os agressores sejam identificados e responsabilizados. Além disso, a OAB afirma que os possíveis casos de maus-tratos aos animais serão apurados pelas autoridades responsáveis.
A Prefeitura de Sorocaba lamentou o ocorrido e disse que o episódio aconteceu quando o evento já tinha acabado. Informou, também, que o caso será investigado. Quanto às denúncias de maus-tratos aos animais, a Prefeitura informou que o desfile foi acompanhado pela Patrulha Animal e pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba.
VÍDEO: Desfile dos tropeiros termina com denúncia de agressão contra ativista
Tropeada começou em Itararé
A tropeada Itararé-Sorocaba, começou no dia 18 de maio em Itararé – ponto de partida da comitiva -, com 35 cavaleiros, entre homens e mulheres, de 11 cidades diferentes. A comitiva chegou a Sorocaba (SP) na manhã deste domingo (28), para participar do desfile e da 3ª Cavalgada Solidária, promovida pela Prefeitura de Sorocaba. De acordo com o Executivo, a comitiva reuniu mais de três mil cavalos e quatro mil pessoas. O governo municipal informou que o evento arrecadou cerca de cinco toneladas de alimentos, que foram doadas ao Fundo Social de Solidariedade.
Fonte: g1