Desfile dos tropeiros termina com denúncia de agressão contra ativista da causa animal

Desfile dos tropeiros termina com denúncia de agressão contra ativista da causa animal
Ativistas da causa animal denunciam maus-tratos contra cavalos que participaram de desfile tropeiro — Foto: Arquivo Pessoal

Um grupo de ativistas da causa animal afirma ter sido vítima de agressões e xingamentos durante o Desfile dos Tropeiros e 3ª Cavalgada Solidária, que aconteceu neste domingo (28), em Sorocaba (SP).

De acordo com o advogado Eduardo Roberto Abdala Santos, que é presidente da Comissão de Defesa e Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil de Sorocaba, ele e outros representantes da comissão foram acompanhar o evento depois de receberem denúncias de que os cavalos, usados para o desfile, estariam sofrendo maus-tratos.

O advogado informou à TV TEM que os ativistas faziam imagens do evento com o celular, quando um grupo de participantes o cercou, exigindo que as imagens fossem apagadas. A confusão teria iniciado neste momento e o advogado afirma ter sido agredido com socos e chutes.

VÍDEO: Desfile dos tropeiros termina em agressão contra ativista da causa animal

Em outro vídeo, é possível ver o momento em que um cavalo cai, enquanto dois homens estavam montados nele. Depois que o animal se levanta, os dois homens montam novamente nele e um terceiro rapaz também tenta subir, mas desiste. Nenhum deles confere se o animal havia se ferido na queda.

A OAB Sorocaba se pronunciou em nota dizendo que se solidariza com o advogado e que acompanha as investigações para que os agressores sejam identificados e responsabilizados. Além disso, a OAB afirma que os possíveis casos de maus-tratos aos animais serão apurados pelas autoridades responsáveis.

A Prefeitura de Sorocaba lamentou o ocorrido e disse que o episódio aconteceu quando o evento já tinha acabado. Informou, também, que o caso será investigado. Quanto às denúncias de maus-tratos aos animais, a Prefeitura informou que o desfile foi acompanhado pela Patrulha Animal e pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba.

VÍDEO: Desfile dos tropeiros termina com denúncia de agressão contra ativista

Tropeada começou em Itararé

A tropeada Itararé-Sorocaba, começou no dia 18 de maio em Itararé – ponto de partida da comitiva -, com 35 cavaleiros, entre homens e mulheres, de 11 cidades diferentes. A comitiva chegou a Sorocaba (SP) na manhã deste domingo (28), para participar do desfile e da 3ª Cavalgada Solidária, promovida pela Prefeitura de Sorocaba. De acordo com o Executivo, a comitiva reuniu mais de três mil cavalos e quatro mil pessoas. O governo municipal informou que o evento arrecadou cerca de cinco toneladas de alimentos, que foram doadas ao Fundo Social de Solidariedade.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.